Calvície na moda! Corte de cabelo calvão de cria viraliza nas redes

18 jul 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
O corte de cabelo calvão de cria é a nova tendência que está fazendo sucesso nas redes sociais. Essa moda que imita calvície em diversas versões, viralizou no TikTok e tem feito a cabeça de muitos internautas. Entretanto, a peculiaridade do estilo divide opiniões. 
Foi na Vikings Barber Shop, na cidade de Três Passos, no Rio Grande do Sul, que o barbeiro Márcio Campos fez surgir o Calvão d’cria. Que pode ser entendido como uma estética intencionalmente desconstruída, um aliado ao problema de queda capilar, ajudando a disfarçar a falta de cabelo ou até sendo incentivo para aceitação. 
“O Calvão d’cria surgiu através de umas imagens na internet, certamente eram montagens, mas os guri foram até a barbearia concretizar o corte. Foi uma diversão, na qual ninguém imaginava que ia repercutir tanto, nem que poderia virar uma tendência. Só que para muitos isso é um problema real. A brincadeira leva para quem é calvo uma mensagem de aceitação.”, conta o barbeiro Márcio Campos. 
 
A denominação do corte vem, evidentemente, da calvície com a junção do termo 'cria', que está sendo muito usado pelos jovens nas redes sociais. Mas a expressão se popularizou através da cultura periférica, principalmente nas músicas de rap e funk, em que faz referência ao lugar onde a pessoa foi criada, suas raízes. A palavra também diz sobre a essência autêntica daquele meio, geralmente suburbano.

Diversidade no corte

O primeiro vídeo do penteado, publicado no perfil do tiktok da Vikings Barber Shop, rendeu mais de 390 mil curtidas. A ideia fez tanto sucesso que uma mulher ousou experimentar o novo estilo com entradas raspadas na cabeça. O registo, também reproduzido na rede social, chocou ainda mais os usuários e já ultrapassa 20 milhões de visualizações.
 
Em seu instagram pessoal, Mai Andressa afirma que nunca se sentiu tão feliz. Em uma publicação ela descreveu na legenda: “Me libertei dos padrões para viver a vida que sempre sonhei!”.
 
A partir do corte popular, novas versões que simulam calvície surgiram. Na barbearia de Márcio Campos as ‘entradas d’cria’ e o ‘topete d’cria’ também fazem parte das possibilidades, mas por conta do sucesso por meio do corte, outras barbearias tiveram que inovar para atender os clientes, com isso surgiu até o ‘Ronaldo Invertido’, uma versão que se inspira no corte do Ronaldo Fenômeno. 

Opiniões divididas 

Apesar de todo o sucesso conquistado na internet pelo novo estilo capilar, sua repercussão provoca divergência de opiniões. Enquanto alguns sentem estranheza e desconforto, outros investem na estética como forma de validação para seus estilos. 
Contudo, a maioria entende o corte com leveza, desejando, simplesmente, fazer parte do movimento que se tornou essa moda. O corte de cabelo calvão de cria é uma tendência que apesar de causar um desconforto inicial, vale como reflexão para os padrões de beleza idealizados pela sociedade.
“Isso é pra levar alegria e romper as barreiras da beleza impostas pela sociedade”, afirma Márcio Campos.
Calvão de cria: saiba como fazer o corte que simula calvície Por Mariana Nadal G1 20 de julho de 2023 Um novo corte de cabelo está fazendo sucesso entre os jovens nas redes sociais: o "calvão de cria". O nome é autoexplicativo: o corte consiste em raspar a parte de cima da cabeça, criando a impressão de calvície. O corte foi criado pelo barbeiro Márcio Campos, da barbearia Vikings Barber Shop, em Três Passos, no Rio Grande do Sul. Ele conta que a ideia surgiu de uma brincadeira com um cliente. "A gente estava conversando sobre os cortes que estavam na moda, e eu falei que queria fazer um corte que fosse diferente, que chamasse a atenção. Aí, eu raspei a parte de cima da cabeça e fiz um degradê invertido, de cima para baixo", lembra Márcio. O vídeo do corte, que foi postado no TikTok, viralizou e o "calvão de cria" virou febre entre os jovens. O corte é rápido e fácil de fazer, e pode ser feito em casa ou em uma barbearia. Como fazer o corte Para fazer o corte "calvão de cria", você vai precisar de: Uma máquina de cortar cabelo Uma navalha ou máquina shaver Um pente Uma tesoura Passo a passo Separe o cabelo em duas partes, uma na parte de cima e outra na parte de baixo. Raspe a parte de cima da cabeça com a máquina de cortar cabelo ou a navalha. Use a tesoura para cortar os fios da parte de baixo, deixando-os mais longos. Use a máquina de cortar cabelo para fazer um degradê invertido, de cima para baixo. Dicas Para um resultado mais natural, use a máquina de cortar cabelo com um pente, para deixar os fios com o mesmo comprimento. Se você quiser, pode usar uma máquina shaver para raspar a parte de cima da cabeça com mais precisão. Se você tiver o cabelo muito fino, pode usar um gel ou mousse para estilizar o corte. FAQ O corte "calvão de cria" é indicado para todos os tipos de cabelo? O corte "calvão de cria" é indicado para todos os tipos de cabelo, mas é importante considerar a textura dos fios antes de fazer o corte. Se você tiver o cabelo muito fino, pode usar um gel ou mousse para estilizar o corte. O corte "calvão de cria" é difícil de fazer? O corte "calvão de cria" é relativamente fácil de fazer, mas é importante ter cuidado para não raspar demais a parte de cima da cabeça. Se você não se sentir seguro para fazer o corte em casa, pode pedir ajuda a um barbeiro. O corte "calvão de cria" é caro? O preço do corte "calvão de cria" varia de acordo com o local onde você fizer o corte. Em geral, o corte custa entre R$ 20 e R$ 50. Conclusão O corte "calvão de cria" é uma tendência divertida e irreverente que está conquistando os jovens. O corte é rápido e fácil de fazer, e pode ser feito em casa ou em uma barbearia.

FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM