Nova pesquisa em Minas aponta vitória no 1º turno de Romeu Zema

07 jun 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Se a eleição para o governo de Minas Gerais fosse hoje, o atual governador do Estado, Romeu Zema (Novo), estaria reeleito já no primeiro turno. No recorte de votos válidos no levantamento estimulado, quando são apresentados os nomes dos concorrente ao cargo, Zema tem 58,6% da preferência do eleitorado mineiro. O segundo colocado aparece com 28,3%. No levantamento espontâneo, Zema também lidera, com a larga dianteira, a corrida ao Palácio Tiradentes. Ele foi citado por 23,1% dos entrevistados, mais do que o dobro de quem aparece na segunda colocação.

A apuração por votos válidos é a forma como a Justiça Eleitoral define os eleitos, excluindo votos brancos e nulos. O que demonstra que Romeu Zema segue na dianteira, isolado, e com potencial para ser eleito em primeiro turno, desde que começaram as pesquisas de intenção de votos em Minas em 2021, em todos os institutos de verificação de opinião pública.

Nessa pesquisa mais recente, realizada pelo instituto de pesquisas DATATEMPO, e publicada pelo jornal mineiro O Tempo, na edição desta terça-feira (7/6), o governador Romeu Zema apresentou crescimento no percentual de intenção de votos na pesquisa estimulada. No recorte com o número de indecisos e aqueles que pretendem votar em branco ou anular, Zema tem 45,7% e teve crescimento no índice. Na pesquisa anterior do mesmo instituto, em meados de maio, ele aparecia com 43,5% dos votos. O principal oponente foi citado por 22,1% dos entrevistados no levantamento mais recente, ficando estagnado em relação à pesquisa anterior, com ligeira queda, pois eram 22,8% em maio.

Foram 11% de votos brancos ou nulos e 11% não quiseram ou não souberam responder, na verificação mais recente. Nesse quesito também houve estagnação, com leve queda entre aqueles que preferem não votar, já que no levantamento feito em maio, brancos, nulos e indecisos eram 23,7% pelo DATATEMPO.

A pesquisa DATATEMPO, contratada pela Sempre Editora, realizou 2.000 entrevistas domiciliares entre os dias 27 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00448/2022 e no TRE com o número MG-05705/2022.



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO