Gestão de Romeu Zema é classificada como “ótima” em Índice Internacional de Transparência

05 jul 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Com 90 pontos atingidos numa escala de zero a 100, pesquisa coloca Minas Gerais na segunda posição entre os estados brasileiros.

Lançada nesta terça-feira (5/7), pesquisa realizada pela Transparência Internacional (TI) - Brasil, organização internacional sem fins lucrativos, qualificou o governo de Minas Gerais como segundo colocado no 1º Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP). A gestão de Romeu Zema (Novo) obteve nota 90 em pontuação de 0 a 100 para cada Estado brasileiro e Distrito Federal.

O ranking inédito, que avalia a transparência de governos estaduais, identificou apenas cinco Estados brasileiros como “Ótimos” no quesito. Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Goiás. São avaliados 84 critérios, divididos em oito segmentos e que nortearam a pesquisa: Marcos Legais, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Transformação Digital, Comunicação, Participação e Dados Abertos.

Para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o resultado da pesquisa demonstra e exemplifica o avanço nas ações de transparência pública à frente do estado de Minas Gerais. “Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho e responsabilidade com a administração pública mineira".

Em 2021, Minas Gerais já havia ficado em primeiro lugar no ranking de transparência da Controladoria Geral da União (CGU). O governo mineiro de Romeu Zema obteve, naquela oportunidade, pontuação máxima na segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º, da CGU. Na primeira edição da escala, que verificou a transparência do governo anterior ao de Romeu Zema, o estado não havia ficado sequer entre os 20 melhores colocados. "São dados concretos e que definem os avanços da nossa gestão de resultado", disse o governador Romeu Zema.

Fonte: Transparência Internacional



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO