Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel, morre aos 84 anos

18 jul 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Dom Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel e herdeiro da família imperial, morreu nesta sexta-feira (15/7), aos 84 anos, em São Paulo. A informação foi transmitida pelas redes sociais da Casa Imperial do Brasil.

O príncipe estava internado há aproximadamente um mês em um hospital de São Paulo. Em 8 de julho, seu quadro já era considerado “irreversível” pela equipe médica.

Luiz de Orleans e Bragança era o primogênito do príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil a partir de 1921, e da Princesa Dona Maria da Baviera. Ele nasceu em 6 de junho de 1938, em Mandelieu-la-Napoule, na França. 

Após o falecimento de seu pai, em 5 de julho de 1981, Luiz assumiu a chefia da Casa Imperial como legítimo sucessor dinástico dos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e da Princesa Isabel.

Com o falecimento de dom Luiz, sucede-o na Casa Imperial do Brasil seu irmão, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, de 81 anos.

A Família Imperial do Brasil

A família imperial governou o Brasil por 77 anos, desde a declaração da Independência por Pedro I, em 1822, até a deposição de Pedro II na Proclamação da República, em 1889.

Por que ainda existe a família imperial brasileira? 

Segundo os monarquistas, quem é rei nunca perde a majestade. Ou seja, os descendentes insistem em manter seus títulos. A ação é bem comum em países que eliminaram o regime, como França, Itália, Alemanha e Rússia.

Os monarquistas chegam a listar a linha sucessória com os nomes dos candidatos a assumir o trono inexistente depois da morte do rei.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO