SP: refugiados afegãos estão infestados de sarna no Aeroporto de Guarulhos

26 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Cerca de 20 refugiados afegãos que estão abrigados no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) foram diagnosticados com escabiose, também conhecida como sarna, na última quinta-feira (22).

O surto de sarna foi identificado por médicos da Prefeitura de Guarulhos na semana passada e confirmado por profissionais de saúde de ONGs que atendem as famílias que deixaram o Afeganistão após a volta do Talibã ao poder.

Diante do surto, várias medidas foram adotadas pelos grupos de apoio que atuam nos acampamentos improvisados, fornecendo banhos, higienização regular das áreas comuns e a troca de roupa dos imigrantes detectados com a doença.

Por conta do surto, as organizações Coletivo Frente Afegã, Afghanistan Refugee Rescue Organization e Projeto Abarcar pressionam a administração do aeroporto em busca da liberação dos banheiros para higienização pessoal dos afegãos.

Leia também: Afeganistão tem segunda execução pública desde o retorno do Talibã ao poder

Segundo denúncia feita pelas organizações, desde agosto de 2022, quando os primeiros afegãos chegaram ao país, o aeroporto liberou a utilização dos vestiários com chuveiros apenas três vezes. Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarulhos informa que os afegãos identificados com a doença receberam atendimento no local, com prescrição de medicamentos para o tratamento.

"Além disso, são realizadas ações de saúde no aeroporto semanalmente, como vacinação, tendo em vista a otimização do bloqueio de doenças imunopreveníveis e investigação epidemiológica, consultas médicas no local e orientações de saúde".

De acordo com a última atualização divulgada pela prefeitura de Guarulhos, atualmente 208 refugiados se encontram no local.

 

 


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO