Cerca de 90 migrantes resgatados perto da costa do Chipre

20 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um total de 86 migrantes foram resgatados neste domingo (20) perto da costa de Chipre, após a embarcação em que estavam ter enfrentado dificuldades, informaram as autoridades desta ilha mediterrânea.

O Centro Conjunto de Coordenação de Resgates de Chipre (JRCC) anunciou que a operação de resgate foi bem-sucedida e todos os passageiros foram salvos: 61 homens, seis mulheres e 19 crianças.

Está previsto que eles sejam transferidos para o centro de recepção de migrantes localizado nos arredores da capital, Nicósia.

Até o momento, as nacionalidades das pessoas resgatadas e o local de partida são desconhecidos.

As autoridades cipriotas resgataram 60 migrantes na mesma região em 15 de agosto passado.

Nicósia alertou para o aumento do número de migrantes que chegaram de barco este ano, 60% a mais nos primeiros cinco meses do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A maioria dos que chegam irregularmente pelo mar o fazem a partir do porto sírio de Tartus, de acordo com a Unidade de Imigração e Estrangeiros.

Chipre, um estado membro da União Europeia, é considerado um "país de primeira linha" na rota migratória do Mediterrâneo, com solicitantes de asilo representando 5% dos 915.000 habitantes recenseados na ilha, a proporção mais alta da UE.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO