Homem de 60 anos é preso após derrubada de árvore emblemática no Reino Unido

29 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um homem de 60 anos foi preso, nesta sexta-feira (29), no âmbito da investigação sobre a derrubada de uma das árvores mais famosas do Reino Unido, anunciou a polícia local, que havia liberado um adolescente de 16 anos algumas horas antes.

O corte da árvore de Sycamore Gap, isolada entre duas colinas em uma paisagem espetacular do norte da Inglaterra, causou tristeza e indignação no Reino Unido.

A árvore, de duzentos anos, ficava próxima à Muralha de Adriano (Hadrian's Wall) - construída na época romana para impedir a invasão dos bárbaros -, um sítio declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Em 2016, foi eleita "árvore do ano", e apareceu no cinema no filme "Robin Hood" de Kevin Costner, em 1991.

A polícia de Northumbria que investiga esse "ato de vandalismo deliberado", anunciou, nesta sexta-feira, que prendeu "um homem de 60 anos vinculado ao incidente".

Um adolescente de 16 anos, preso na quinta-feira por suspeita de "degradações", foi liberado nesta sexta pela manhã "à espera de novas investigações", declarou a polícia.

"Espero que essa segunda prisão demonstre que levamos a situação a sério, e nosso compromisso de encontrar os responsáveis e levá-los ante a Justiça", declarou Rebecca Fenney-Menzies, policial de Northumbria, em um comunicado.

Na manhã de quinta-feira, pedestres encontraram a árvore, uma das mais fotografadas do país, cortada no toco, aparentemente com uma motosserra.

Andrew Poad, um dos líderes do National Trust, que administra sítios do patrimônio no Reino Unido, assegurou à BBC que a árvore está "sadia" e que é possível que volte a crescer.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO