Líbia quer organizar conferência internacional para reconstruir cidade de Derna

22 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As autoridades do leste da Líbia anunciaram, nesta sexta-feira (22), uma conferência internacional em 10 de outubro, em Derna, sobre a reconstrução da cidade, devastada por inundações mortais.

"O governo convida a comunidade internacional a participar da conferência que tem previsto organizar em 10 de outubro, em Derna, para apresentar projetos modernos e rápidos para a reconstrução da cidade", informou o Executivo do leste da Líbia, em nota assinada por seu chefe, Osama Hamad.

Segundo o comunicado, este governo indica que a convocação desta conferência ocorre em "resposta às demandas dos moradores da cidade destruída de Derna e das outras cidades [do leste] que sofreram danos" com a passagem da tempestade Daniel, em 10 de setembro.

O governo rival, reconhecido pela ONU e estabelecido na capital, Trípoli, não se pronunciou sobre o anúncio até o momento.

Abalada por divisões que se seguiram à queda de Muammar Kadhafi, em 2011, a Líbia é governada por duas administrações rivais: uma em Trípoli (oeste), reconhecida pela ONU e chefiada por Abdelhamid Dbeibah; e outra no leste, personificada pelo Parlamento e ligada ao grupo do poderoso marechal Khalifa Haftar.

A tempestade Daniel atingiu com força colossal Derna, uma cidade de 100.000 habitantes às margens do Mediterrâneo, provocando o rompimento de duas represas e inundações das proporções de um tsunami.

Segundo o balanço provisório mais recente, divulgado nesta sexta-feira pelo governo do leste líbio, as inundações deixaram 3.753 mortos.

Mas organizações humanitárias e autoridades líbias temem que os números sejam muito maiores, devido à quantidade de desaparecidos, estimada em milhares de pessoas.

Além disso, mais de 43.000 pessoas foram deslocadas por causa das inundações, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO