Petróleo WTI atinge valor mínimo em 2 meses

31 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os preços do barril de petróleo West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado americano, caíram nesta terça-feira (31) para o mínimo em dois meses, em meio a sinais de desaceleração nas grandes economias.

O preço do WTI para entrega em dezembro caiu 1,56%, para 81,02 dólares, e chegou a marcar 80,74 dólares durante o dia em Nova York. Já o barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega no mesmo mês, fechou praticamente estável, em leve baixa de 0,04%, para 87,41 dólares.

O petróleo começou a sessão no positivo, em um contexto de preocupação pela guerra entre Israel e Hamas. Mas, ao final da jornada, o mercado mudou de tendência.

Segundo Phil Flynn, da Price Futures Group, a declaração do porta-voz do braço militar de Hamas indicando a libertação de reféns estrangeiros nos próximos dias fez o preço do petróleo cair. "Os especuladores olharam para a saída", resumiu o analista.

"A possibilidade de uma libertação de reféns indica que Israel, talvez, vai avançar de forma menos agressiva" que o esperado pelos operadores, indicou Flynn. "Os mercados estão nervosos e esta notícia foi suficiente para anular uma retomada do petróleo", acrescentou.

O fato de não haver uma escalada regional do conflito no Oriente Médio contém os preços, observou em nota Carsten Fritsch, do Commerzbank.

Além disso, o mercado recebeu uma série de indicadores macroeconômicos divulgados nesta terça que mostraram uma piora da conjuntura na Europa, com uma contração do PIB no terceiro trimestre comparado com o anterior, enquanto na China a atividade industrial também registrou queda em outubro.

"A preocupação sobre a economia mundial se acentuou", estimou Craig Erlam, da Oanda.

COMMERZBANK


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO