Rei emérito da Espanha exigirá imunidade perante o Tribunal de Apelação britânico

18 jul 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os advogados do rei emérito da Espanha pedirão nesta segunda-feira (18) ao Tribunal de Apelação britânico que lhes permita recorrer da decisão que em março lhe negou imunidade na Inglaterra no âmbito de um processo de assédio movido por sua ex-amante.

Em uma audiência a partir das 10h00 (horário de Brasília) perante os juízes Peter Jackson e Nicholas Underhill, vice-presidente da divisão civil do Tribunal de Apelação de Londres, os advogados de Juan Carlos de Borbón solicitarão o direito de recorrer da sentença proferida em março pelo juiz Mateus Nicklin.

Nicklin considerou que o pai do atual rei Felipe VI - em benefício de quem Juan Carlos abdicou em junho de 2014 em meio a vários escândalos - não tem imunidade pessoal porque não é chefe de Estado ou membro da Casa Real.

E que mesmo no caso de ações realizadas antes de sua abdicação, os atos de "assédio" atribuídos a ele por sua ex-amante - Corinna zu Sayn-Wittgenstein, uma empresária dinamarquesa de 58 anos - "não se enquadram na esfera de atividade governamental ou soberana" pela qual ele teria imunidade sob a lei inglesa.

Afastado da vida pública e destituído após abdicar da proteção legal que gozava na Espanha desde que foi nomeado chefe de Estado em 1975, Juan Carlos, 84 anos, exilou-se nos Emirados Árabes Unidos em agosto de 2020.

A Justiça da Inglaterra exige que, antes de uma decisão judicial poder ser apelada para um tribunal superior, deve considerar se a reivindicação é relevante. Caso contrário, pode se recusar a analisá-la.

Este procedimento, que as partes inicialmente esperavam ser resolvido até 1º de julho, foi adiado por uma série de razões.

Os juízes Jackson e Underhill podem estender as audiências até terça-feira e não se sabe quando decidirão se concederão ou negarão o direito de apelar.

Se concedido, o processo de assédio de Corinna zu Sayn-Wittgenstein seria paralisado até que a imunidade reivindicada pelo rei emérito fosse decidida. Caso contrário, a próxima audiência provavelmente ocorreria em outubro.

Corinna zu Sayn-Wittgenstein, também conhecida por seu nome de solteira Corinna Larsen, foi amante de Juan Carlos entre 2004 e 2009. Ela é divorciada de um príncipe alemão e reside no Reino Unido, mas denuncia que, após a separação, a partir de 2012 foi espionada e assediada por ordens do ex-chefe de Estado para devolver presentes que incluem obras de arte, joias e presentes financeiros no valor de 65 milhões de euros (73 milhões de dólares).

Juan Carlos nega essas acusações "nos termos mais fortes".


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO