Sede do Comitê Organizador das Olimpíadas de Paris 2024 é alvo de investigação judicial

19 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Investigadores de crimes financeiros realizaram buscas nas sedes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e nas empresas de eventos responsáveis pela cerimônia de abertura da competição, no âmbito de uma nova investigação, indicaram várias fontes à AFP nesta quinta-feira (19).

De acordo com fontes próximas ao caso, os investigadores especializados em crimes financeiros fizeram buscas na sede do Comitê Organizador e nas empresas Double 2, Ubibene, Obo e Paname 24, informação que foi confirmada à AFP por uma fonte judicial.

"As operações fazem parte de uma investigação preliminar" por conflito de interesses, favorecimento e acobertamento de vários contratos dos Jogos Olímpicos, especificou esta última fonte.

A nova investigação foi aberta após vários sites, incluindo o do Comitê Organizador, terem sido hackeados em 20 de junho, em meio a dois casos abertos pelo Ministério Público Financeiro da França.

Os processos até então investigam suspeitas de favorecimento e desvio de recursos públicos na adjudicação de contratos do Comitê e do Solideo, estabelecimento público responsável pela construção das instalações olímpicas para 2024.

Na quarta-feira, o Comitê Organizador garantiu que "colabora plenamente com a investigação, como sempre faz".

As Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024 acontecem entre 26 de julho e 8 de setembro.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO