Eleição do Conselho Tutelar: número de eleitores mais que dobra em relação à última votação em Juiz de Fora

02 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Resultado do pleito deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira (2). Noventa e três candidatos disputam 25 vagas. Apuração das urnas da eleição do Conselho Tutelar em Juiz de Fora

Gabriel Landim/TV Integração

No último domingo (1º) foi realizado a eleição do Conselho Tutelar em todo país. Em Juiz de Fora, cerca de 16.220 pessoas votaram, segundo estimativa do Ministério Público. O número representa um aumento de mais de 116% em relação à última votação, em 2019, quando 7.500 eleitores compareceram. Enquanto no Brasil, houve um crescimento superior a 10%, conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

“Parece que o aumento vai ser sempre superior a 10%. E isso corresponde com a expectativa de uma eleição facultativa, de uma eleição para um órgão que nem todas as pessoas ainda compreendem a importância e o funcionamento dele. E justifica todo esse esforço feito e que está se comprovando com a participação da sociedade”, explicou o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Em Minas Gerais, pela primeira vez, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, mais de 380 municípios usaram urnas eletrônicas. Em Juiz de Fora, no entanto, o voto foi em papel. Conforme apurado pela TV Integração, foi usado o método devido à limitação de local.

O resultado da eleição deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira (2), por volta das 15h. Noventa e três candidatos disputam 25 vagas, sendo cinco para cada território: Norte, Norte-Nordeste, Sul-Oeste Centro-Sudeste e Leste.

Apuração acontece em Juiz de Fora nesta segunda-feira (2)

Gabriel Landim/TV Integração

⚠️ A comunidade e grupo de notícias do g1 Zona da Mata serão desativados. Se inscreva no canal para seguir recebendo as notícias da região direto no seu WhatsApp!

O que é o Conselho Tutelar?

O órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

LEIA TAMBÉM:

RELEMBRE: Conheça os 93 candidatos que disputam o Conselho Tutelar em Juiz de Fora

RETORNO: Mercado Municipal de Juiz de Fora reabre para público após incêndio

LUTO: Morre Dom Eurico dos Santos Veloso, arcebispo emérito de Juiz de Fora

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO