Equador terá eleições gerais antecipadas em 20 de agosto

24 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os equatorianos devem comparecer às urnas em 20 de agosto para definir um presidente e 137 deputados em eleições antecipadas após a dissolução do Congresso - informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) nesta quarta-feira (24).

Há uma semana, o presidente direitista Guillermo Lasso dissolveu a Assembleia Nacional unicameral por meio do seu poder constitucional, o qual contempla eleições antecipadas para completar o mandato de quatro anos. A gestão atual termina em maio de 2025.

O governante decretou a dissolução por uma "grave crise política e comoção interna" em meio ao julgamento político ao qual foi submetido pela maioria opositora do Legislativo. Seus adversários acusam-no de peculato.

Em sessão realizada na noite de terça-feira e que se prolongou até a madrugada, o CNE aprovou eleições antecipadas para 20 de agosto. Se necessário, haverá segundo turno em 15 de outubro, de acordo com o calendário divulgado pelo órgão eleitoral para a imprensa.

A posse dos parlamentares está marcada para 26 de outubro, de acordo com o CNE. O órgão convocará as eleições, oficialmente, em uma transmissão por rádio e televisão na noite desta quarta-feira, conforme estabelecido pela lei.

A Assembleia Nacional tem a atribuição de conceder posse ao presidente.

Os legisladores devem, então, "autoconvocar-se imediatamente" para assumir suas funções, explicou a diretora do CNE, Diana Atamaint, em entrevista ao canal Ecuavisa nesta quarta-feira.

Para as eleições dos prefeitos em fevereiro passado, 13,4 milhões dos 18,2 milhões de equatorianos estavam registrados para votar.

- Credibilidade baixa -

Nesta quarta-feira, Lasso, de 67 anos, apresentará seu relatório anual de trabalho. Tradicionalmente, o ato é realizado na plenária da Assembleia Nacional. Desta vez, porém, o evento será na Plataforma de Governo Sul, complexo onde funcionam os ministérios da área social.

Em seguida, o governante viajará para os Estados Unidos para uma intervenção médica. O retorno dele está marcado para o próximo domingo.

Apesar da insegurança vinculada ao narcotráfico, o Equador vive certa tranquilidade após a dissolução do Legislativo, que tradicionalmente registra um elevado nível de desconfiança entre os cidadãos.

A credibilidade institucional na Assembleia Nacional dissolvida era de 2%, segundo a empresa privada de pesquisas Perfiles de Opinión.

A Carta Magna em vigor desde 2008 permite a reeleição apenas uma vez.

Lasso, ex-banqueiro conservador que governou com um Congresso de oposição controlado por setores de esquerda e viu sua credibilidade despencar para 10% em dois anos, poderá concorrer novamente sem ser reeleito, segundo autoridades eleitorais.

Na ausência de Congresso, o presidente pode governar por meio de decretos-lei de urgência econômica, mas com parecer favorável prévio da Corte Constitucional (CC).

Organizações sociais e indígenas avisaram que vão monitorar os decretos-lei sobre questões econômicas emitidas pelo Executivo, que dizem manter políticas neoliberais que afetam o custo de vida.

Na terça-feira (23), o presidente emitiu um decreto-lei que contempla reformas em várias leis para a criação de novas zonas francas em áreas deprimidas e fronteiriças. Lasso também enviou para a CC uma série de reformas tributárias para ampliar as despesas dedutíveis para o cálculo do imposto de renda dos trabalhadores.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO