Fed pausa altas e mantém taxas de juros entre 5% e 5,25%

14 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) manteve estáveis, nesta quarta-feira (14), suas taxas básicas de juros entre 5% e 5,25%, na primeira pausa em sua política de ajuste monetário desde março de 2022, embora preveja novas altas até o fim do ano.

Esta decisão unânime do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), órgão similar ao Comitê de Política Monetária (Copom) no Brasil, deve permitir aos tomadores de decisão "avaliarem informação adicional e suas implicações para a política monetária", informou o Fed em um comunicado.

Antes de decidir pausar as altas, o BC americano adotou dez aumentos consecutivos de suas taxas básicas de juros.

No entanto, quase todos os participantes da reunião de dois dias, finalizada nesta quarta, "consideram provável que sejam necessárias novas altas este ano para trazer a inflação para 2%", meta da instituição, disse, em coletiva de imprensa, o presidente do banco central americano, Jerome Powell.

Powell disse, ainda, que as novas altas serão adotadas em "um ritmo moderado".

Um membro do FOMC espera, inclusive, taxas de 6% a 6,25% no fim do ano, e dois preveem juros estáveis no nível atual.

Os dirigentes do Fed esperam que as taxas depois baixem entre 4,25% e 4,50% em 2024.

O Fed também elevou a 1% sua projeção de crescimento do PIB em 2023 frente a 0,4% em março, e revisou levemente para baixo, a 3,2%, sua previsão de inflação, frente à anterior, de 3,3%.

Após o anúncio do Fed de uma previsão de novas altas dos juros no futuro, a bolsa de Nova York operou no vermelho.

- Inflação moderada -

A inflação moderou-se fortemente em maio nos Estados Unidos, e alcançou um mínimo em mais de dois anos, segundo dados divulgados na terça, quando o Fed iniciou sua reunião de dois dias.

O índice de preços ao consumidor (IPC) subiu 4% em 12 meses frente a 4,9% em abril, segundo o IPC, publicado pelo Departamento do Trabalho.

Em junho de 2022, a inflação estava em 9,1%, um máximo em 40 anos.

O nível de alta dos preços em maio de 2023 foi o menor desde março de 2021.

Nesta quarta, outro índice divulgado pelo Departamento do Trabalho dos EUA, o PPI, que mede os preços no atacado, revelou uma queda maior do que a esperada em maio em relação a abril, sobretudo devido a uma diminuição nos preços dos bens.

O informe demonstrou que os preços de venda de bens manufaturados nos Estados Unidos e de serviços prestados por empresas americanas caíram 0,3% em maio, um sinal positivo adicional para o Federal Reserve.

- Meta: 2% -

O Fed tenta há mais de um ano conter a escalada dos preços nos EUA. Para isso, dispõe de uma ferramenta eficaz, mas de efeito retardado, que é a alta dos juros.

Este mecanismo encarece o crédito para o consumo e os investimentos, diminuindo, assim, a pressão sobre os preços na economia.

O Fed trabalha com uma meta de inflação de 2% ao ano, considerada saudável para a economia.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO