Grupo Bahamas completa 40 anos de conquistas e compromisso com a comunidade

27 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A empresa que começou como um bar do Bairro Santa Luzia, em Juiz de Fora, hoje coleciona conquistas em vários cantos de Minas Gerais O movimento que toma conta do mercado atual, o empreendedorismo, teve seu grande “boom” no Brasil na década de 1990, quando a abertura econômica obrigou os brasileiros a buscarem formas de se sobressaírem no mercado. No entanto, foi em 1983 que dois jovens pioneiros de Juiz de Fora deram os primeiros passos em um projeto que se tornaria uma das maiores redes de supermercados do país: o Grupo Bahamas.

Jovino Campos Reis e Paulo Roberto Lopes começaram essa história no Bairro Santa Luzia, quando abriram juntos o botequim Ba’Hamas. O espaço, de apenas 36m², já exalava o espírito inovador e convidativo que conhecemos hoje. Não é à toa que o bar conquistou a freguesia e se tornou uma mercearia, com sua primeira filial sendo aberta apenas quatro anos depois, em 1987.

Nos anos 90, enquanto o empreendedorismo ainda engatinhava dentro do Brasil, Jovino e Paulo Roberto já contavam com 06 lojas em Juiz de Fora – e expandindo para outras cidades! Viçosa, Ponte Nova e Cataguases foram os primeiros municípios a receberem filiais do Bahamas, seguidos de toda a Zona da Mata mineira.

Um novo milênio chega com inovação

O Bahamas iniciou os anos 2000 com estratégias totalmente novas, estruturas repensadas e setores cheios de profissionais qualificados. Isso acelerou ainda mais o crescimento nos anos seguintes e culminou na criação de diversas novas bandeiras.

A ideia era atender todos os perfis de clientes e em todos os momentos de compra. Entre 2005 e 2011, foram abertas três novas unidades: o Empório Bahamas, com produtos selecionados e estrutura mais elaborada; o Bahamas Mix, loja mais ampla, no estilo atacarejo; e o Centro de Distribuição, com um leque de opções para inúmeros tipos de consumidores.

O Grupo viria ainda a separar as unidades em mercado, supermercado e hipermercado – além do Bahamas Express, pensado para oferecer itens de primeira necessidade.

Expansão por Minas Gerais

Nos últimos dez anos, o Grupo Bahamas fincou bandeiras no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba e se consolidou, ainda mais, como referência em todo o território.

A região do Triângulo segue sendo a principal aposta do Grupo Bahamas! Graças à sua localização estratégica, a presença de unidades por lá atraem a atenção de mais consumidores.

Nos próximos anos, a expectativa é que outras seis lojas sejam abertas por lá, nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Araxá.

Hoje com 72 unidades em 19 cidades mineiras, o Bahamas emprega mais de oito mil pessoas e atende cerca de três milhões de clientes por mês! Resultado de um caminho longo, mas cheio de sucessos.

Grupo Bahamas: uma empresa cidadã

O Grupo se orgulha de ser reconhecido como uma empresa cidadã – sendo uma verdadeira rede de apoio às comunidades onde atua. O entendimento de seu impacto no desenvolvimento social culminou em diversos projetos e iniciativas com foco em fazer o bem.

Pelo projeto Troco Solidário, o Bahamas já acumula R$ 3 milhões em apoio para instituições da região. Além disso, a empresa apoia diversos projetos esportivos que contribuem para uma transformação coletiva na sociedade.

E a sustentabilidade também não fica de lado! O Grupo Bahamas instalou uma usina solar fotovoltaica em seu Centro de Distribuição para a geração limpa e renovável de energia elétrica. Por quatro anos consecutivos, foram reconhecidos como Empresa Sustentável no Troféu Nossa Gente – AMIS, grande premiação do segmento supermercadista de Minas Gerais. Outras ações incluem o sistema alternativo de abastecimento de água, o tratamento de resíduos e as ações de reflorestamento.

Visão de futuro

É assim que o Grupo Bahamas atinge um marco tão especial: com uma extensa lista de conquistas para a empresa e para a comunidade que a acompanha. A partir disso, a marca busca inspiração nos últimos 40 anos para visualizar um futuro de ainda mais sucesso.

O Grupo Bahamas finalizou o ano de 2022 com um faturamento próximo aos R$ 4 bilhões. Segundo Jovino, “para atingir nosso objetivo, teríamos que dobrar esse faturamento, ou seja, atingir R$ 8 bilhões em 2026”.

Para alcançar essa meta, é crucial o apoio e a parceria de todos os colaboradores, fornecedores e daqueles que sempre os acompanharam: os consumidores.

Quer saber mais detalhes sobre a história do Grupo Bahamas? Acesse o site e confira a revista especial de 40 anos.


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO