Ilhas do Pacífico pedem à CIJ que combata as mudanças climáticas

18 jul 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As Ilhas do Pacífico ameaçadas pela mudança climática pediram nesta segunda-feira (18) à Corte Internacional de Justiça que se pronuncie sobre as obrigações legais dos países para frear a crise ambiental, um pedido cujo objetivo é pressionar as nações mais poluentes.

Em um comunicado divulgado após a cúpula da semana passada em Suva, capital de Fiji, os líderes do Pacífico emitiram uma declaração conjunta pedindo que o tribunal de Haia defina obrigações para os Estados "protegerem os direitos das gerações presentes e futuras contra os impactos adversos da mudança climática".

As ilhas, muitas delas em níveis baixos e já afetadas pelas alterações climáticas, esperam que esta medida aumente os riscos jurídicos para os países que mais poluem e promovam a sua ação.

Os líderes também declararam que a região está em situação de emergência climática e a consideram uma ameaça "existencial". Para ser apresentado na CIJ, o plano deve ser endossado por maioria na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.

A cúpula reuniu países como Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga, entre outras ilhas. O aumento do nível do mar e as tempestades mais fortes já estão causando sérios problemas nessas nações do Pacífico.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO