Inscrições abertas para curso gratuito de gestantes em Juiz de Fora

11 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Oportunidade faz parte de uma série de reuniões e palestras em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Confira a importância e a programação completa do evento. Curso de gestante em Juiz de Fora aborda amamentação, foto ilustrativa

Alexsandra Souza/Arquivo pessoal

Foram abertas na segunda-feira (9) as inscrições para o curso de gestante, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora.

A oportunidade será realizada na próxima terça-feira (17), às 14h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, nº1, Centro.

As interessadas podem se inscrever através do 3690-7436 ou pelo e-mail bancodeleitejf@gmail.com. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas e é permitido levar um acompanhante.

De acordo com a Prefeitura, serão abordados os seguintes temas:

aleitamento materno;

gestação;

parto/Puerpério;

cuidados com recém-nascido.

O curso faz parte de uma série de eventos, reuniões palestras e rodas de conversa em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado oficialmente na quinta-feira (19). Veja a programação completa mais abaixo da data na cidade.

Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Doação de leite materno, foto ilustrativa

Nilson Porcel/EPTV

A comemoração desta data busca mobilizar a sociedade para compreender a importância dos Bancos de Leite Humano (BLHs) como um elemento estratégico em defesa da vida.

Por meio da campanha, os BLHs conseguem aumentar o volume de leite materno coletado e distribuído para os recém-nascidos, principalmente daqueles prematuros de baixo peso internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) neonatais. Além de promover debates sobre o tema e reforçar a importância do aleitamento materno.

Programação em Juiz de Fora

Terça-feira (17)

Curso de Gestantes

Horário: 14h

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, nº1, Centro

Inscrições: através do 3690-7436 ou pelo e-mail bancodeleitejf@gmail.com

Temas: Aleitamento materno, Gestação, Parto/Puerpério, Cuidados com recém-nascido

Quarta-feira (18)

Homenagem e Roda de conversa com as doadoras do BLH

Horário: 14h às 15h30

Local: Departamento de Saúde da Mulher, da Gestante, da Criança e do Adolescente (DSMGCA), 3º andar

Quinta-feira (26)

Reunião com as coordenadoras dos postos de coleta e Reunião com Profissionais das maternidades e UBS

Local: Departamento de Saúde da Mulher, da Gestante, da Criança e do Adolescente (DSMGCA) 3° andar

Horário: 9h às 11h com a coordenação dos postos de coleta e de14h às 16h com profissionais das maternidades e UBS.

Eventos Internos

19/05 - Programação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Inovações e projetos (Evento virtual com toda rede de Bancos de Leite Humano)

25/05 - Reunião BLH; Apresentação BLH´s MG - Inovações em Bancos de Leite Humano; e apresentação BLH Juiz de Fora: projeto de Pesquisa e qualidade do Leite Humano: Benefícios para os recém-nascidos com a professora Dra Denise Sobral (Parceria com BLH Juiz de Fora e BLH)

Importância do leite materno

A 1ª alimentação humana é o leite materno, sendo uma importante fonte de nutrientes para proteção imunológica dos bebês, que evita doenças infecciosas e alergias.

A composição nutricional do leite materno e a importante função que ele executa para as crianças, torna-se elemento primordial de alimentação para bebês menores de 6 meses, uma vez que favorece o desenvolvimento dos ossos e fortalece os músculos da face, além de facilitar o desenvolvimento da fala e regular a respiração da criança.

Por que é importante doar?

A supervisora do Banco de Leite Humano da Prefeitura de Juiz de Fora, Silvia Raquel Toledo Victor, destacou que é importante que toda sociedade conheça o trabalho que os Bancos de Leite Humano desenvolvem.

"Consequentemente o volume de leite humano doado também aumentará e assim conseguiremos ajudar mais bebês prematuros internados, com baixo peso e com patologias, a se recuperarem e terem uma vida mais saudável, reduzindo a mortalidade infantil do nosso país”, afirmou.

Quem pode doar?

Todas as mulheres que estão no período de amamentação conseguem realizar a doação de leite materno, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira no leite humano.

Para mais informações sobre como realizar o cadastro de doadora, entre em contato com o Banco de Leite Humano pelo telefone 3690-7436.

A supervisora do BLH no município deu algumas orientações de higiene necessárias para realizar a doação do leite materno.

“Antes de iniciar a coleta, deve-se utilizar touca ou lenço para cobrir os cabelos e colocar uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca. Além de lavar as mãos e braços até o cotovelo com água e sabão, lavar as mamas apenas com água. Ao término da coleta, deve armazenar imediatamente no congelador até o dia que o Banco de Leite fará a visita domiciliar para coleta do frasco doado”, finalizou.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes



VEJA TAMBÉM