Junta militar de Mianmar confirma ataque aéreo mortal contra vilarejo

11 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A junta militar de Mianmar confirmou ter realizado nesta terça-feira (11) um ataque aéreo contra uma aldeia no centro do país, onde dezenas de pessoas morreram, segundo a imprensa local.

O porta-voz da junta militar, Zaw Min Tun, informou na noite desta terça-feira que uma cerimônia estava ocorrendo na aldeia de Pazi Gyi para abrir um escritório das Forças de Defesa do Povo (PDF, na sigla em inglês), os grupos armados antigolpe.

"Houve uma cerimônia de abertura do escritório [na terça-feira] pela manhã, por volta das 8h00 na aldeia de Pazi Gyi. Atacamos o local", disse o porta-voz da junta.

Os serviços birmaneses da BBC, The Irrawaddy e Radio Free Asia relataram pelo menos 50 mortos e dezenas de feridos neste ataque na região de Sagaing, um dos principais centros de resistência contra o Exército no país.

O porta-voz militar afirmou que alguns dos mortos podem ser combatentes antigolpe fardados, mas admitiu que "pode haver algumas pessoas em trajes civis".

"De acordo com as informações do terreno que temos, pessoas morreram não apenas por nosso ataque. Houve algumas minas plantadas pelo PDF na área", disse Zaw Min Tun, acrescentando que a ação militar atingiu uma área de armazenamento de pólvora e minas.

Mianmar é cenário de um conflito violento entre a junta militar e seus opositores desde o golpe de Estado de 1º de fevereiro de 2021, que derrubou a governante civil Aung San Suu Kyi.

- 'Desprezo' pela vida -

Mais cedo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, "condenou firmemente o ataque das Forças Armadas de Mianmar", de acordo com um comunicado de seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

O secretário-geral da ONU "reiterou seu apelo ao Exército para encerrar a campanha de violência contra a população birmanesa", acrescentou o porta-voz.

Os Estados Unidos também se declararam "profundamente preocupados" com o ataque, que "ressalta ainda mais o desprezo do regime pela vida humana e sua responsabilidade pela terrível crise política e humanitária em Mianmar", disse o porta-voz da diplomacia americana, Vedant Patel.

Os vídeos supostamente filmados no local do ataque - cuja autenticidade não foi possível comprovar - mostram corpos em um terreno devastado, no qual restava apenas a estrutura de um prédio destruído pela explosão.

No momento do ataque, dezenas de pessoas estavam no local para a inauguração de uma unidade das forças de defesa locais.

O Governo de Unidade Nacional de Mianmar, um executivo paralelo formado por ex-parlamentares do partido da líder civil destituída Aung San Suu Kyi, condenou o que chamou de "ato de ódio".

O Exército birmanês, que classifica os combatentes antigolpe como terroristas, enfrentou várias acusações de devastação de aldeias, assassinatos em massa e ataques aéreos contra civis.

Mais de 30 pessoas abrigadas em um mosteiro foram mortas em março. Além disso, no ano passado, um ataque aéreo durante um show em uma zona rebelde matou 50 pessoas e feriu mais de 70, disseram grupos de oposição.

Em uma parada militar no mês passado, o líder da junta, Min Aung Hlaing, pediu uma repressão contínua contra seus oponentes. Nesse mesmo mês, o Exército prorrogou por seis meses o estado de emergência no país.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO