Morre, aos 97 anos, o ex-reitor da UFJF e professor José Passini

20 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A divulgação do óbito foi feita por familiares através das redes sociais. Passini era entusiasta do Espiritismo e do Esperanto. Professor José Passini em palestra durante a Semana de Kardec de 2019 em Juiz de Fora

A Casa do Caminho/Reprodução

O ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor José Passini, morreu aos 97 anos na madrugada desta sexta-feira (19). A divulgação do óbito foi feita por familiares através das redes sociais.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Passini esteve à frente da Reitoria entre os anos de 1990 a 1994. A UFJF decretou luto de 3 dias pelo falecimento do ex-reitor.

O docente foi homenageado com a Medalha JK, a maior honraria da Universidade, em 2010, e a Medalha Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, conferida pela Prefeitura de Juiz de Fora.

Na nota de falecimento, eles destacaram que Passini era entusiasta do Espiritismo e do Esperanto e que “deixa um legado de retidão moral, amor ao próximo e à Verdade”.

No Twitter, o neto dele divulgou homenagens ao professor. (veja abaixo)

Initial plugin text

O corpo do ex-reitor da UFJF será velado ainda nesta sexta-feira, das 14h às 18h, na Capela 1 do Cemitério Parque da Saudade.

Em seguida, o corpo do professor será cremado em uma cerimônia restrita aos familiares.

Biografia de José Passini

"José Passini é natural de Nova Itapirema, interior de São Paulo, mas residiu vários anos na cidade mineira de Juiz de Fora. Espírita desde a infância, Passini considera a Doutrina codificada por Kardec como uma bússola em sua vida, assim como ele mesmo diz.

Segundo ele, o Espiritismo pode ser comparado a um farol que ilumina seus caminhos. 'Ele me faz assumir, cada vez mais, a minha condição de espírito imortal, temporariamente encarnado, isto é, conscientizando-me da minha cidadania espiritual.'

Dirigiu a AME de Juiz de Fora, e da Revista O Médium. Esperantista conhecido internacionalmente, Passini foi reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Doutor em Linguística, seu extenso currículo revela a ocupação de diversos cargos em casas espíritas. Atualmente ele fazia parte da equipe do programa Opinião Espírita (rádio e TV) e do Departamento de Evangelização da Criança da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora."

*Biografia divulgada por Luz Na Mente no site Autores Espíritas Clássicos

LEIA TAMBÉM:

POLÍCIA: Jovem é morto com quatro tiros no rosto e um na nuca em São João Nepomuceno

AEROFEST: Esquadrilha da Fumaça é confirmada no Aerofest 2023 em Juiz de Fora; confira programação

TRANSPORTE PÚBLICO: Cobradores têm postos de trabalho assegurados e consórcio pede diálogo para evitar novas paralisações em Juiz de Fora

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO