MPF cobra da ANTT publicação de edital de concessão da BR-040, entre JF e RJ, que segue sem previsão

09 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A recomendação dá o prazo de 30 dias para que seja informado o cronograma da licitação, com a identificação dos prazos e dos órgãos, entidades e dos setores responsáveis por todas as etapas do processo. Trânsito na BR-040, em Petrópolis - imagem de arquivo

Carlos Miranda/g1

O Ministério Público Federal (MPF) expediu nesta semana uma recomendação para que seja publicado o edital de concessão da BR-040, nos trechos de Juiz de Fora (MG), Petrópolis (RJ) e Rio de Janeiro (RJ), que não tem previsão de data para a divulgação.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O documento foi encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes. Em setembro, o g1 mostrou que o plano para o trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte foi aprovado.

A recomendação prevê que a ANTT deve enviar ao MPF, no prazo de 30 dias, o cronograma com as etapas necessárias à realização do certame licitatório, com a identificação precisa dos prazos e dos órgãos, entidades e dos setores responsáveis por todas as etapas do processo.

📲 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

Ao g1, a ANTT informou que vai se manifestar diretamente ao MPF em relação à recomendação. A reportagem apurou também que o órgão atualmente está realizando os ajustes necessários no plano de outorga para envio ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Apenas após a aprovação do plano pelo órgão é que a ANTT estará autorizada para lançar o edital de licitação para concessão do trecho.

Prorrogação de contrato

Em fevereiro deste ano, o g1 mostrou que uma decisão judicial prorrogou o contrato de concessão da Concer na BR-040, entre as cidades de Juiz de Fora e Rio de Janeiro. O trecho não foi assumido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a cobrança de pedágio foi mantida.

Praça de pedágio na BR-040

Concer/Divulgação

O contrato foi prorrogado até o julgamento do mérito do caso, ainda sem data prevista.

A área de concessão abrange nove municípios: Juiz de Fora, Matias Barbosa e Simão Pereira, em Minas Gerais, e Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e Rio de Janeiro, no estado fluminense.

Alteração no projeto

Após estudos, o Ministério dos Transportes decidiu dividir o projeto original em dois trechos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro.

Congestionamento na BR-040, na Grande BH

Reprodução/TV Globo

De acordo com a ANTT, a nova configuração atende ao interesse público, pois permite a antecipação da execução de obras nos dois trechos e amplia a participação na licitação.

Em setembro deste ano, o plano para o trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte foi aprovado pelo Governo Federal.

A expectativa é que a concessão impulsione em torno de R$ 9 bilhões em investimentos e custos operacionais.

LEIA TAMBÉM:

JUSTIÇA: Ex-namorado acusado de matar adolescente de 17 anos a pauladas no interior de MG vai a júri popular

EMPREGO: Concurso da PM oferece quase 270 vagas para Juiz de Fora e região; saiba como se inscrever

SAÚDE: Após confirmação de Covid-19 em detentos, suspensão de visitação no Presídio de Bicas é avaliada

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO