Município de Visconde do Rio Branco é destaque na Zona da Mata Mineira

19 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Visconde do Rio Branco é destaque econômico com número significativo de abertura de empresas em relação aos outros 15 municípios da microrregião de Ubá que compõem a Zona da Mata Ganhando destaque e reconhecimento em diversas áreas, como turismo, mobilidade urbana, tecnologia, inovação, infraestrutura e economia criativa, Visconde do Rio Branco se revela como um potente município da Zona da Mata Mineira.

Hoje, a atual gestão do município, que rompeu com a continuidade do executivo que a cidade vinha tendo nos últimos 32 anos entre apenas 2 prefeitos, alavanca Visconde do Rio Branco e surpreende com reconhecimento e prêmios de sustentabilidade e inovação.

Com o retorno das atividades pós-pandemia, o município vem se destacando principalmente no desenvolvimento econômico, que através da Casa do Empreendedor gera empregos e renda.

DESTAQUE ECONÔMICO NA MICRORREGIÃO DE UBÁ

Visconde do Rio Branco é destaque econômico entre os municípios que compõem a microrregião de Ubá, sendo a cidade que mais gerou empregos no ano de 2022, com maior agilidade para abrir empresas e, consequentemente, com um número significativo de abertura de empresas em relação aos outros 15 municípios da microrregião de Ubá que compõem a Zona da Mata Mineira.

Completado 1 ano de inauguração em março deste ano, a Casa do Empreendedor “Anacleto Lopes Gomes”, de Visconde do Rio Branco, foi um ganho para o município no quesito econômico. Junto a essa conquista e a outros parceiros como a SEBRAE Minas, o poder público do município, com iniciativas e investimentos para fomentar o desenvolvimento econômico, garantiu à população melhorias nos negócios e na economia.

Considerando os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e o Painel do Mapa de Empresas, Visconde do Rio Branco foi o município que mais gerou empregos na Zona da Mata Mineira no ano de 2022. A cidade se sobressaiu, ofertando o total de 653 vagas de trabalho, sendo acompanhada posteriormente por Ubá, que ofertou 284 vagas, e Rio Pomba, com 182 vagas.

Os dados chamam atenção e elevam o município, quando comparados com o número de habitantes em relação às demais cidades da microrregião, principalmente Ubá, o município com maior número de habitantes, com população estimada do ano de 2021 de 117.995 pessoas pelo IBGE, que é aproximadamente 63% a mais que Visconde do Rio Branco, que tem população estimada de 43.351 pessoas. Tais dados verificam que com menos da metade da população de Ubá, Visconde do Rio Branco garantiu no ano de 2022 mais do que o dobro de oportunidade de emprego que a cidade de Ubá.

Os números levam a analisar também a quantidade de empresas abertas na região, na qual a proporção populacional contribui diretamente para este indicativo, sendo Ubá o primeiro colocado, com o total de 742 empresas abertas, seguido de Visconde do Rio Branco, com 201 e Tocantins, com 125.

Neste processo de abertura de empresas, o município de Visconde de Rio Branco ganha destaque novamente, quando se trata do menor tempo médio para abertura de empresas. Com maior agilidade para todo procedimento, o município oferece o serviço de formalizar a empresa, que inclui viabilidade e registro, mais rápido que as demais cidades da Zona da Mata Mineira.

PROGRAMA CIDADE INTELIGENTE

Logo oficial do Programa Cidade mais Segura

Agência Resultado Virtual

O município de Visconde do Rio Branco vem ganhando visibilidade também com as propostas realizadas por meio do Programa Cidade Inteligente, na qual estimula e busca soluções para demandas e atividades por meio das ferramentas proporcionadas pela tecnologia.

Presente em diversas ações e setores do município, a inserção da tecnologia tem sido efetiva e um dispositivo que garante o desenvolvimento, a inovação e a sustentabilidade.

O “Sistema 1DOC”, uma das iniciativas vinculadas ao Programa Cidade Inteligente, permite que a população acesse protocolos online, como forma de facilitar o acesso às informações. Com a mesma intenção, a gestão investiu também em um painel digital para divulgar informações úteis aos cidadãos, que também modernizou a cidade.

Além disso, outros setores também foram contemplados com as ferramentas tecnológicas, destacando a educação, na qual a escola bilíngue, a robótica e a escola tecnológica vem permitindo que jovens e crianças aprendam conhecimentos de informática, inglês e tecnologia. Todas as escolas também receberam a instalação de câmeras, possuindo vídeo monitoramento, oferecendo maior segurança para os alunos.

O município também conta com câmeras de leitura de placas na cidade, como forma de garantir proteção aos comerciantes e aos demais cidadãos.

Nas obras, o programa já está sendo modelo e inovação no uso de tecnologias de aduelas para obras de infraestrutura, que já foi realizado em dois bairros do município garantindo melhora no escoamento de água.

Na limpeza urbana, a cidade possui containers de recolhimento de lixos com caminhões tecnológicos, sem haver depósito de lixo na própria cidade, além de uma varredura eletrônica ativa.

Além das iniciativas já colocadas em prática, a Prefeitura de Visconde de Rio Branco informa sobre propostas que já estão em andamento e propostas que ainda serão realizadas.

O poder público afirma que está em processo de licitação para aquisição de antenas de celular 3G para toda a zona rural do município. Na zona urbana, a cidade já disponibiliza locais com acesso à internet gratuita, como Calçadão e Praça do Cruzeiro, informa que 10 novos pontos de ônibus estão sendo instalados com painéis de acesso à informação, além da ampliação de horários, rotas e principalmente, renovação de 60% da frota de ônibus. Afirma também, que já está em andamento com projeto para troca de todas as lâmpadas da cidade por LED que foi protocolado no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, e irá permitir economia de recursos, mais segurança e sustentabilidade.

Na economia, um plano diretor mais moderno foi protocolado. Do mesmo modo, diversas legislações, destacando a doação de lotes empresariais foram feitas, desburocratizando e atraindo mercados e investimentos para a cidade.

Rompendo um cenário de continuidade no poder público, a atual gestão do município de Visconde do Rio Branco traz para a cidade uma identidade de prosperidade, inovação e desenvolvimento, uma nova realidade para a população rio-branquense, que confiou a administração ao novo e pode, hoje, reconhecer os ganhos e avanços dos últimos três anos.

Investindo e alavancando todos os setores públicos, a gestão que está à frente do poder público do município de Visconde do Rio Branco vem garantindo que a cidade seja considerada, hoje, um potente município da Zona da Mata Mineira.


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO