‘Mutirão do Júri’ vai fazer 700 sessões de julgamentos em maio

11 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Cerca de 700 sessões de julgamento, em 159 comarcas de Minas Gerais, devem ser realizadas neste mês para a conclusão de processos envolvendo os crimes dolosos contra a vida. O Mutirão do Júri é realizado pelo Ministério Público estadual (MPMG) em parceria com o Tribunal de Justiça (TJMG) e a Defensoria Pública.

 

Considerando-se os 22 dias úteis deste mês, são mais de 31 julgamentos por dia, e os processos pautados representam, aproximadamente, 60% do total das sessões designadas em Minas Gerais até o ano de 2025.

 

"Além de desafogar o Judiciário, essa iniciativa é importante principalmente para dar uma resposta à sociedade, de prestação jurisdicional, diminuindo a sensação de impunidade", disse o promotor de Justiça Claudio Maia de Barros, coordenador das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri.

 

Desta vez, o mutirão contempla as comarcas que possuem menor estrutura física e mais limitações de pessoal para realização dos júris populares. A maioria dos processos envolve réus soltos.

 

Segundo Barros, de cerca de 1200 júris represados pautados ou a pautar, 700 processos entrarão no mutirão, referentes a crimes dolosos tentados ou consumados. "Há julgamentos que estavam previstos para 2024, por exemplo, e foram antecipados", afirmou.

 

As 700 sessões devem ser atingidas com a participação de promotores de Justiça de todo o estado, entre eles cerca de 30 novos promotores, que ingressaram na instituição este ano e já passaram pelo curso de formação.

 

"A atuação deles é muito interessante, pois representa um momento de ganho de experiência e vivência no tribunal, para enfrentar essa importante atribuição que é proteger a vida. O júri é a certidão de nascimento do Ministério Público, é a nossa origem", ressaltou o promotor de Justiça Claudio Maia de Barros.



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO