Parque Estadual do Ibitipoca completa 50 anos e terá eventos comemorativos; confira

18 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Atividades serão realizadas no dia 4 de julho, próximo ao restaurante do parque. Parque Estadual do Ibitipoca

Evandro Rodney/ IEF-MG/ Divulgação

O famoso Parque Estadual do Ibitipoca completa 50 anos de existência em 2023 e, para celebrar meio século de existência, os responsáveis pelo patrimônio organizaram uma programação aberta ao público. A série de eventos será realizada no dia 4 de julho, próximo ao restaurante do parque.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Programação

Santa Missa em ação de graças, às 9h

Recepção dos convidados, às 13h

Início das cerimônias e homenagens aos 50 anos, às 13h30

Pouso do sabiá-atleta de wingsuite, às 14h30

Parabéns e bolo dos 50 anos, às 15h

Parque Estadual do Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata mineira, a 70 quilômetros de Juiz de Fora.

O espaço, que fica próximo à Serra da Mantiqueira, é o mais visitado entre as unidades de conservação de Minas Gerais.

A comunidade de Conceição de Ibitipoca tem pouco mais de mil habitantes e a principal fonte de renda é o turismo advindo da busca pelo parque criado em 1973.

O parque é uma reserva florestal de 1.488 hectares, localizado na Serra do Ibitipoca, uma ramificação da Serra da Mantiqueira com altitudes entre 1.200 e 1.784 metros, com predomínio de campos ferruginosos e bioma de Mata Atlântica.

Investimentos pós-concessão

Em dezembro do ano passado, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e empresa privada Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura assinaram o contrato de concessão de uso dos parques do Ibitipoca e Itacolomi pelos próximos 30 anos.

A concessão viabilizará investimento de cerca de R$ 15 milhões ao longo dos próximos seis anos, conforme projeto estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a empresa será responsável pela requalificação, modernização e operação dos parques e na aplicação dos recursos para a implantação, manutenção e reforma de infraestruturas, como, por exemplo, centro de visitantes, quiosques, mirantes e restaurantes.

A expectativa é que a Cachoeira da Pedra Quadrada seja a primeira a ser reaberta para a visitação. Já a Cachoeira das Fadas, que há tempos está fechada, passará por ações para que tenha estrutura para receber visitantes com segurança.

Em relação ao novo acesso ao parque, será uma portaria a ser implantada na face norte, que vai passar pela Comunidade dos Moreiras, distrito de Santa Rita do Ibitipoca. Este acesso permitirá a realização de travessia, entrando por uma portaria e saindo pela outra.

LEIA TAMBÉM:

IEF: Contrato de concessão dos parques do Ibitipoca e Itacolomi prevê investimento de R$ 15 milhões nos próximos 6 anos

NOVIDADES: Parque do Ibitipoca vai reabrir duas cachoeiras e terá novo acesso após concessão

LEVANTAMENTO: País tem quase 80 projetos de concessão de parques à iniciativa privada

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO