Prefeitura visita laticínios e inicia diálogo com produtores para criação de APL do queijo minas frescal em Juiz de Fora

11 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Em dezembro de 2021, o Executivo encaminhou à Câmara um Projeto de Lei para fomento aos APLs. Prefeitura de Juiz de Fora visita laticínios

Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

Representantes da Prefeitura realizaram na última semana visitas aos laticínios de Juiz de Fora para apresentar aos produtores a política de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APL) do Queijo Minas Frescal.

Segundo o Executivo, as visitas, que também contaram com a presença de representantes da Cooperativa de Economia da Agricultura Familiar da Microrregião de Juiz de Fora (COOPEAFAMIJF) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), buscaram entender e conhecer quem são os atores da cadeia produtiva do queijo minas frescal do município.

A assessora da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Adriana Freitas Oliveira, reforçou que o encontro possibilita o planejamento de investimentos.

“A APL possibilitará aos governos municipais e estaduais pensarem em criar políticas públicas setoriais e assim planejar investimentos em melhorias, como obras de infraestrutura e escoamento da produção destes setores. Passará também a dar representatividade e voz aos atores destas vocações econômicas locais”.

Segundo dados da Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), em Juiz de Fora existem aproximadamente 1.100 agricultores familiares, sendo que a principal atividade agropecuária é a produção de leite.

Em dezembro de 2021, o Executivo encaminhou à Câmara um Projeto de Lei (PL) para fomento aos APLs. Atualmente, a cidade conta com duas APLs: a de vestuário e a de cerveja artesanal. A Prefeitura divulgou que mais visitas serão realizadas nos próximos meses para conhecer outros laticínios e produtores.

O que é APL?

Entende-se como APL a aglomeração produtiva de uma cadeia de produção na cidade e municípios vizinhos, que tenha como característica principal o vínculo entre empresas e instituições públicas ou privadas, entre as quais se estabeleçam sinergias e relações de cooperação.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, explicou que a política vem sendo construída, há alguns meses, em diálogo com os setores envolvidos.

“A regulamentação dos Arranjos Produtivos Locais em Juiz de Fora favorece a identificação das cadeias produtivas de maior presença na estrutura econômica da cidade e da rede de instituições que com ela podem cooperar. Estabelecidos sistemas de governança que estimulem a sinergia entre segmentos econômicos e instituições que integram cada APL, o município pode construir, na articulação entre poder público e setor privado, políticas públicas mais robustas de apoio, além de buscar fontes de financiamento e prospectar mercados para a produção que é desenvolvida localmente”.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes



VEJA TAMBÉM