Rússia testa míssil intercontinental ‘avançado’

12 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A Rússia anunciou que testou "com sucesso" um míssil balístico intercontinental (ICBM) "avançado", poucas semanas depois de suspender a participação em um tratado de controle armamento nuclear com os Estados Unidos.

O ministério da Defesa afirmou em um comunicado que uma "equipe de combate lançou com sucesso um míssil balístico intercontinental (ICBM) de um sistema de mísseis móveis terrestres" na base Kapustin Yar.

"A ogiva do míssil de teste atingiu com precisão um alvo simulado no campo de treinamento de Sary-Shagan (na República do Cazaquistão)", acrescenta nota.

Desde o início da ofensiva na Ucrânia no ano passado, o presidente Vladimir Putin ameaçou que poderia utilizar armas nucleares se considerasse que a Rússia estava em perigo.

No fim de fevereiro, o chefe de Estado russo anunciou a suspensão da participação do país no tratado de desarmamento nuclear Novo START, assinado com os Estados Unidos.

Há menos de três semanas, Putin declarou que instalaria armas nucleares táticas em Belarus, país aliado, o que levaria o armamento para a fronteira da Ucrânia e para muito perto da União Europeia.

As duas decisões foram criticadas pela Otan.

Embora o ministério russo não tenha especificado que tipo de míssil foi utilizado no teste de terça-feira, a pasta destacou que o objetivo do exercício "era testar material avançado de combate de mísseis balísticos intercontinentais".

"O lançamento permitiu confirmar a precisão do design do circuito e das soluções técnicas usadas no desenvolvimento de novos sistemas de mísseis estratégicos", acrescentou.

Em fevereiro, Putin afirmou que o país apresentaria um novo tipo ICBM este ano, depois que informações procedentes dos Estados Unidos relataram um teste fracassado do armamento.

Chamado de "Satã 2" por analistas ocidentais, o novo projétil Sarmat pode transportar múltiplas ogivas nucleares e integra a nova geração de mísseis russos que Putin já classificou de "invencíveis".


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO