Saiba o que é o laboratório de solos da Prefeitura de Belo Horizonte

27 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Você sabia que Belo Horizonte tem um laboratório de solos e asfalto? Nesse local são feitas análises da massa asfáltica das ruas da cidade, desde a fabricação do material, e também a aplicação e manutenção do asfalto. O trabalho é feito a partir de parâmetros como a estrutura do pavimento, controle dos materiais e do asfalto.
As instalações do laboratório têm como objetivo garantir a qualidade dos materiais que serão utilizados nas vias. Na capital, são 3.861,62 km de vias pavimentadas com asfalto. Até setembro de 2023, já foram aplicadas mais de 29 mil toneladas do material nas ruas.
Nesse momento, o laboratório passa por um processo de mudança para uma nova sede, que vai ser construída na Avenida Professor Magalhães Penido, 750, na Região da Pampulha. Leonardo Gomes, subsecretário de Zeladoria Urbana, pasta que administra o local, ressaltou que essa nova unidade vai reunir a parte administrativa e técnica que trabalha com o asfalto em um mesmo lugar, trazendo integração entre os setores.
“E essa nova unidade vai nos trazer mais confiabilidade, mais controle de tudo o que é aplicado de pavimento em Belo Horizonte. A gente também vai fazer treinamentos com as equipes, mais interação entre as equipes de campo com as equipes de laboratório, todos em um único local”, disse.
Ainda de acordo com a administração municipal, a operação tapa-buracos ocorre de forma contínua na cidade durante todo o ano. Nesse ano, até o mês de setembro, foram executadas 156.045 operações para recapear os buracos. Em 2022, 178.683 ações foram cumpridas no total.Leia mais: Carro-biblioteca da UFMG completa meio século de existência
Para solicitar o serviço de tapa-buracos, o cidadão pode entrar em contato pelo aplicativo PBH APP ou pelo site da prefeitura

*Estagiário sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa


FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO