Aedes aegypti: Governador Valadares tem índice de infestação de 4,3%

11 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A cada 100 imóveis pesquisadas pelos agentes de controle às endemias, mais de quatro apresentaram focos do mosquito. Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é fundamental.

Getty Images

O segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste ano apontou infestação de 4,3%% em Governador Valadares. Isso significa que a cada 100 imóveis pesquisadas pelos agentes de controle às endemias, mais de quatro apresentaram focos do mosquito. O anterior tinha ficado em 4,7%.

O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; em situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

Segundo a Prefeitura, os agentes e os demais profissionais da equipe de Vigilância em Saúde, visitaram 20% dos imóveis em 93 bairros do município para colher as informações, levantadas em abril.

"O resultado mais uma vez apontou que 90% dos focos continuam dentro das casas, em ralos destampados (39,5%), armazenamento inadequado de água (19,6%), pratos de plantas (21%), lixo sem acondicionamento certo (14%). Entretanto, os focos em pneus (4,1%) caíram em comparação às pesquisas anteriores", divulgou a o município.

Os bairros com maior índice de infestação do mosquito (7,8%) são: Vila Império, Palmeiras, Jardim Pérola, Kennedy, Bela Vista, Fraternidade, Vila Ozanan, São José, N. Sra. Fátima, Parque Olímpico.

"Com estas informações em mãos a SMS em parceria com Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) realiza ações direcionadas para estas regiões a fim de combater eliminar focos do mosquito. Lembrando que a participação da comunidade é muito importante. Todos juntos contra o mosquito Aedes."

VÍDEOS: veja tudo sobre o Leste e Nordeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.



VEJA TAMBÉM