Audiência pública discute implantação de praça de pedágio na BR-459, entre Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí, MG

16 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Audiência pública será realizada às 19h na Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí e deve reunir diversas autoridades políticas da região, além de representantes da empresa responsável pela concessão. Uma audiência pública vai discutir nesta sexta-feira (16) a futura cobrança de pedágio na BR-459, entre Santa Rita do Sapucaí (MG) e Pouso Alegre.

A audiência pública será realizada às 19h na Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí e deve reunir diversas autoridades políticas da região, além de representantes da empresa EPR Sul de Minas, responsável pela concessão.

A preocupação é com os custos que a implantação da praça de pedágio trará para a população, que trabalha ou estuda entre os dois municípios.

Trecho do Sul de Minas que o Governo de MG publicou edital para concessão

Reprodução/Governo de MG

A realização de obras para reforçar a segurança nos trevos que dão acesso aos municípios, principalmente na ligação entre a BR-459 e a MG-173 para Cachoeira de Minas, também deve ser debatida.

Concessão BR-459

Desde março deste ano, oito rodovias do Sul de Minas passaram a ser administradas pela Concessionária de Rodovias do Sul de Minas, que agora se chama EPR Sul de Minas. O prazo de concessão é de 30 anos.

O contrato de concessão prevê um prazo de 9 meses para preparação e início da arrecadação do pedágio. Neste período, estão previstos os trabalhos iniciais dos trechos, incluindo a construção e instalação das bases operacionais da concessionária, que inclui as oito praças de pedágio, cinco bases operacionais da empresa, além dos serviços de guincho, ambulância e atendimento de socorro pré-hospitalar.

Ao todo, serão instaladas oito praças de pedágio, sendo três na BR-459 (Caldas, Congonhal e Santa Rita do Sapucaí); duas na MG-290 (Borda da Mata e Ouro Fino); uma na CMG-146, em Poços de Caldas; uma na MG-173, em Gonçalves e outra na MG-459, em Monte Sião.

O valor do pedágio será de R$ 8,32.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO