Bull terrier que atacou e matou cão Fox vai passar por análise comportamental em Centro de Controle de Zoonoses

15 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

O tutor do cão, Umberto Vieira Ghilarducci, estava foragido desde 27 de outubro e foi preso na tarde desta quinta-feira (14), em Pouso Alegre (MG). Bull terrier que atacou e matou cão Fox vai passar por análise comportamental em CCZ

O cachorro bull terrier, que atacou e matou o cão Fox, foi apreendido pela Polícia Civil e encaminhado nesta sexta-feira (15) para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São José dos Campos (SP).

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

A reportagem apurou que o animal foi acolhido no local e deve passar por uma análise comportamental.

Bull terrier estava na casa onde Umberto foi preso

Reprodução

Após a análise ser entregue para a Justiça, um juiz deve avaliar se o cão pode ser encaminhado para adoção. Não há estimativa de quanto tempo deve durar a análise comportamental do animal.

O cão foi apreendido nesta quinta-feira (14) em Pouso Alegre (MG) e levado para o canil da Polícia Militar de Minas Gerais. A transferência para o CCZ de São José dos Campos foi concluída nesta sexta-feira.

VÍDEO mostra prisão do tutor de bull terrier que atacou e matou Fox

Prisão

Preso nesta quinta-feira (14) em Pouso Alegre (MG), Umberto Vieira Ghilarducci, tutor de bull terrier que atacou e matou o cão Fox, foi monitorado pela Polícia Civil de São José dos Campos nos últimos dias antes de ser detido em uma chácara.

Veja acima um vídeo obtido pela Rede Vanguarda que mostra o local onde Umberto estava escondido e a abordagem da polícia.

O monitoramento foi feito a partir de um carro que estava sendo usado por Umberto, de 43 anos, na cidade mineira. Nesta quinta, data da prisão, policiais de São José dos Campos, com apoio da Polícia Militar mineira, seguiram o carro dele para chegar até a chácara onde ele estava escondido.

O local fica na zona rural de Pouso Alegre, a cerca de três horas de São José dos Campos. Além de Umberto, no imóvel os policiais encontraram o bull terrier, que também foi apreendido.

Umberto não reagiu à abordagem dos policiais. Ele deixou a barba crescer e tinha uma aparência bem diferente da foto divulgada na época do crime. Veja na foto abaixo:

Tutor de bull terrier que atacou e matou o cão Fox foi monitorado pela Polícia Civil por 15 dias antes de prisão no sul de MG

Reprodução

O tutor do bull terrier foi levado para uma delegacia em Pouso Alegre e deve passar por audiência de custódia nesta sexta.

O g1 entrou em contato com o advogado de Umberto, Luiz Antônio Chacrinha, que disse que, com a prisão de Umberto, "o processo terá o curso normal, com a comprovação de que ele não provocou o ataque do seu cão contra Fox".

Umberto foi detido na tarde desta quinta-feira (14), em Pouso Alegre, MG

Divulgação

Foragido desde outubro

Umberto Ghilarducci, de 43 anos, estava sendo procurado pela Polícia Civil desde que a prisão foi decretada, no dia 27 de outubro.

No dia 29 de outubro, o canal oficial da polícia nas redes sociais divulgou uma imagem dele. Na publicação, a corporação informava que o bull terrier foi incentivado por seu tutor durante o ataque, e que o cachorro sofria maus-tratos.

"A Polícia Civil comprovou que o investigado é pessoa extremamente agressiva e fazia uso do próprio cão, também vítima de maus tratos, para atacar outras pessoas e cães", disse a polícia na publicação.

Tutor de bull terrier que atacou o cão Fox é preso

LEIA TAMBÉM:

Polícia Civil segue em busca de tutor de bull terrier

Tutora de Fox terrier ganha outro spitz alemão

Foragido, tutor do bull terrier que matou Fox tem passagens pela polícia

Tutor de bull terrier que atacou e matou cão Fox.

Reprodução

No mandado de prisão, assinado pela juíza Beatriz Afonso Pascoal Queiroz, da 3ª Vara Criminal do Foro de São José, a magistrada argumentava que ‘elementos informativos convencem de que o investigado é pessoa agressiva, que usa o próprio cão (eventualmente também vítima de maus-tratos) como instrumento do crime’.

A juíza afirmava também que "o cãozinho Fox foi atacado nos limites da própria residência pelo cão do investigado, que estava sem focinheira, conduta que, segundos informes, era corriqueira. Há relatos de fatos semelhantes pretéritos envolvendo o investigado, de que ele está intimidando as tutoras do cão e outras testemunhas e de que está se esquivando da polícia".

Atenção, imagens fortes

g1

Veja o antes e depois do ataque ao cãozinho Fox

Arquivo Pessoal

Morte

Fox, o cão da raça Spitz Alemão que perdeu o focinho após ser atacado por um Bull Terrier, morreu no dia 25 de outubro por conta das complicações das lesões sofridas no ataque.

A informação da morte do cachorro foi confirmada por Sofia Albuquerque, tutora do animal. Nas redes sociais, a jovem lamentou a morte de Fox e disse que fez tudo o que podia para salvá-lo.

"Eu fiz tudo que eu pude. Eu vivi por você todos esses dias. Mas eu não consegui evitar que te arrancassem de mim! Eu te amo e vou te honrar. #LutoPeloFox", disse Sofia em uma publicação no Instagram.

Tutora de Fox posta foto confirmando morte do animal

Redes sociais

De acordo com Sofia, como o cão perdeu o focinho, passou a enfrentar muita dificuldade para respirar. Ele ficou internado mais de duas semanas. Primeiro, foi levado a uma clínica de São José, onde ficou os primeiros 10 dias.

Depois, foi transferido para uma unidade da capital paulista, onde passou a receber tratamento especializado, mas não resistiu e morreu.

Cachorro perde o focinho após ser atacado por outro cão em São José.

Ataque

Um cachorro da raça Spitz Alemão perdeu o focinho após ser atacado por um cão da raça Bull Terrier em São José dos Campos. O episódio viralizou nas redes sociais.

O caso aconteceu na Rua Professor José Antônio Coutinho Condino, no Jardim América, e foi denunciado pela tutora de Fox, que foi atacado. Desde então, o Spitz Alemão estava internado.

"Ficamos em pânico, totalmente sem reação e a gente basicamente só gritava. O sentimento que a gente teve foi de pânico porque a gente nunca imaginou na nossa vida que alguma coisa dessa aconteceria", afirmou Sofia Albuquerque, tutora de Fox.

Fox passou por procedimentos em São José dos Campos, mas precisou ser transferido para São Paulo

Reprodução/Arquivo Pessoal

Fox é da raça Spitz Alemão

Reprodução/Redes Sociais

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO