Censo do IBGE: cidade com maior número de indígenas em MG está na região Norte; veja a lista

07 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

População indígena em São João das Missões é de 10.398. Isso representa quase 80% do total de habitantes da cidade. São João das Missões, em Minas Gerais

Prefeitura de São João das Missões / Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta segunda-feira (7), dados referentes à população indígena no Brasil e revelou que está na região Norte de Minas a cidade com maior número do estado.

Trata-se de São João das Missões, que fica a 255 KM de Montes Claros. Na cidade foram contabilizados 10.398 indígenas, o que representa quase 80% da população e coloca o município no ranking das dez cidades com maior percentual destes moradores em todo o Brasil.

Além de São João das Missões, outras duas cidades do Norte de Minas aparecem na lista das dez cidades mineiras com maior número de indígenas: Itacarambi (1.698) e Montes Claros (802). Juntas, as três cidades representam cerca 35% de toda população indígena do estado.

10 cidades com maior população indígena

Cidades com maior população indígena de MG

Já quando se trata do percentual comparativo ao número total de habitantes, outras cidades da região aparecem no ranking da primeira dezena. Montes Claros deixa a lista e dá a lugar Coronel Murta, que tem 4,97% de indígenas e ocupa o sexto lugar do estado.

Cidades com maior percentual de indígenas em MG

Os povos indígenas passaram a ser mapeados pelo IBGE em 1991, com base na autodeclaração no quesito “cor ou raça”. No entanto, a partir do Censo de 2022, o instituto ampliou a metodologia, utilizando a cartografia censitária colaborativa e passando a considerar outras localidades indígenas além das terras oficialmente delimitadas.

População indígena por cidade

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO