Com visita e degustação, farmacêutica aposta em ‘nova profissão’ para desmitificar e ensinar sobre vinhos em MG

09 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Objetivo da professora de vinhos de Poços de Caldas (MG) é que as pessoas conheçam as produções regionais e saibam da qualidade alcançada nos vinhos por conta das técnicas usadas, como a dupla poda. Jovens turistas, donos de bares e até uma família de viajantes. Em algum momento, todos podem precisar ou querer uma aula com uma “professora de vinhos”. A nomenclatura é diferente, mas a profissão se parece com “personal sommelier” que apresenta o mundo da bebida aos interessados no assunto.

Andreia Vaz de Lima, uma farmacêutica de Poços de Caldas (MG), resolveu apostar na área e se transformar em professora de vinhos. Apaixonada pela bebida e com bagagem técnica, ela tem impactado na forma como as pessoas apreciam a bebida no Sul de Minas.

"Quando eu percebi, eu já estava dando aula”, contou a professora ao g1.

Professora de vinhos faz visita guiadas com turistas e moradores em vinícolas do Sul de Minas

Arquivo Pessoal

Veja também:

Entenda como a técnica da dupla poda transformou a 'terra do café' em novo polo de produção de vinhos premiados em MG

Saiba por que tomar vinho 'esquenta' o corpo e como surgiu tradição da bebida ser ligada ao frio

“Foi uma coisa que foi acontecendo das pessoas me pedirem. Às vezes eu postava um vinho e as pessoas: ‘ah, me fala sobre isso, o que você achou de tal coisa’".

Apesar da forma descontraída de contar, não foi simples alcançar o “cargo”. Deia, como é conhecida, é farmacêutica por formação e também especializada em docência universitária. Ela morou cerca de uma década no Chile, onde construiu toda a familiaridade com o tema.

“Sempre achei super chique beber vinho seco e, depois que me formei, comecei a me interessar pelo assunto. O problema era que, como a grande maioria das pessoas, eu não sabia nada sobre vinhos, achava esse mundo muito formal, sério e chato”, explica em uma de suas apresentações nas redes sociais.

Mistura do Chile com Sul de Minas

Em fevereiro de 2012, Deia se mudou para Santiago, no Chile. Ela conta que “agarrou com unhas e dentes” a oportunidade de aprender em um país que é um dos maiores produtores de vinho do mundo.

“Participei de diversos cursos com os profissionais mais renomados do Chile e, atualmente, possuo as Certificações 1 e 2 da WSET (Wine & Spirit Education Trust) de Londres. Visitei mais de 50 vinícolas ao redor do mundo para aumentar meus conhecimentos”.

Em 2020, com a pandemia, ela teve que se adaptar. Os eventos que antes eram presenciais em Santiago, passaram a ser online. "Deixei de ter alunos só no Chile para ter alunos no mundo inteiro”, conta.

Deia Lima aposta na 'nova' profissão e ensina turistas sobre vinhos e técnica de dupla poda de vinícolas do Sul de MG

Arquivo Pessoal

Deia só “percebeu” que o que fazia era, de certa forma, ser professora depois de uma conversa. “Meio que ‘caiu a ficha’. [...] As pessoas se sentem mais confortáveis de chegar, fica mais acessível”, conta ela.

Já neste ano, de volta em Poços de Caldas, ela notou a aptidão e o potencial a ser explorado na área de vinhos e turismo; para ela, a região seria uma “mina de ouro”. Há cerca de 6 meses os primeiros testes começaram e desde então deu muito certo.

“Eu resolvi adotar o nome professora de vinhos, porque o [termo] sommelier ‘afasta’. Quando a gente fala sommelier, é uma coisa mais profissional, mais séria”.

Trabalho como professora de vinhos

Degustações dirigidas, confraternizações empresariais, workshops, tours com turistas, aulas particulares, assessoria para bares e restaurantes… Ufa! São diversas variáveis para o trabalho de um professor de vinhos.

Visita guiadas com turistas e moradores são propostas da professora de vinhos que leva alunos até vinícolas do Sul de Minas

Arquivo Pessoal

“Tem gente que é garçom, por exemplo, e quer saber um pouco mais sobre a bebida. Então, eu dou uma aula particular sobre o que ele precisa, como abrir a garrafa, temperatura de serviço, até falando características de cada vinho”, conta Deia Lima.

Já os passeios turísticos são como uma experiência sensorial e educativa. Compartilhando conhecimento e paixão por vinhos, Deia interage com moradores e turistas enquanto os conduz por meio de visitas a vinícolas da região.

“O passeio em vinícola é como uma atividade para a gente se divertir, para se desconectar da rotina”, explica.

Tour tradicional e pôr-do-sol são atividades desenvolvidas pela professora sul-mineira ao ensinar sobre vinhos

Arquivo Pessoal

Os participantes aprendem sobre os diferentes tipos de vinhos, conhecem a história da vinícola, entendem as técnicas usadas na produção no Sul de Minas – como a dupla poda – e, é claro, saboreiam vinhos selecionados.

“É para que as pessoas conheçam e saibam que nós estamos produzindo vinhos de excelente qualidade. [...] É uma coisa recente, tem muita gente que não sabe. O pessoal não tem noção ou acha que é vinho ruim”.

Empolgada, ela sonha em expandir ainda mais os projetos turísticos, idealizando programações que incluam almoço e até hospedagem.

Com essa ponte de conhecimento que 'simplifica' o mundo da bebida, a experiência de se tomar um vinho tem ido além de um simples gole para alguns visitantes do Sul de Minas; se torna uma jornada sensorial e cultural.

Turistas e moradores visitam vinícolas do Sul de Minas para aprender sobre produções regionais da bebida

Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO