Conta de luz fica quase 15% mais cara em MG a partir deste domingo; saiba o que muda no bolso

29 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Revisão Tarifária Periódica (RTP) foi anunciada pela Aneel. Cemig afirmou que, entre 2023 e 2027, pretende investir R$ 18,4 bilhões na área de distribuição. Fatura da Cemig

Cemig/Divulgação

A conta de luz está 14,91% mais cara para residências atendidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) . O aumento já vale a partir deste domingo (28).

💡A Revisão Tarifária Periódica (RTP) foi anunciada na terça-feira (23) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

💡Para os consumidores de baixa tensão, como casas, comércio e propriedades rurais, o aumento médio será de 15,55%.

💡Já para os de alta tensão, como indústrias, grandes empresas e shoppings, o efeito médio será de 8,94%. No geral, o reajuste médio será de 13,27%.

Tarifa de energia elétrica vai ser reajustada

💡De acordo com a Aneel, dentre os fatores que mais impactaram o cálculo estão os custos com transporte e compra de energia.

💡A revisão tarifária periódica é feita a cada cinco anos, com base nos investimentos feitos pela distribuidora, nos custos operacionais e no reajuste dos demais itens da tarifa.

💡Já o aumento anual é realizado sempre que não há revisão tarifária periódica.

💡Atualmente, a Cemig atende 9,1 milhões de consumidores em 774 municípios mineiros.

Em nota, a companhia afirmou que, entre 2023 e 2027, pretende investir R$ 18,4 bilhões na área de distribuição. Entre os planos, estão a construção de cerca de 3,5 mil quilômetros de linhas de distribuição e de 136 subestações de energia.

Vídeos mais vistos do g1 Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO