Entenda como a desaceleração da pandemia reflete na retomada do turismo religioso no Sul de Minas

11 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Cidades que compõem rotas religiosas na região se preparam para atrair fiéis e receber novos visitantes até o final do ano. Flexibilizações da pandemia refletem na retomada do turismo religioso no Sul de Minas

Divulgação/Caminho das Capelas

As flexibilizações da pandemia já trouxeram resultados para as rotas de turismo religioso do Sul de Minas. Cidades históricas da região, que geralmente são visitadas pela cultura e símbolos religiosos, afirmam que após a Semana Santa foi possível perceber uma melhora no movimento de fiéis.

No Sul de Minas, algumas rotas religiosas como Cássia, Bom Repouso, Três Pontas, Baependi e Inconfidentes atraem turistas de todo Brasil. Depois do período religioso, entre 10 e 16 de abril, a gestão municipal e os representantes religiosos observaram uma retomada na quantidade de visitas. Em alguns lugares, a retomada é mais lenta. Em outros, o turismo está voando.

Conhecidos pelo aconchego, sempre oferecido a quem na região chega, os sul-mineiros agora reabrem os braços aos fiéis, peregrinos, romeiros e visitantes, que desejam trilhar novas rotas de um verdadeiro ‘turismo de fé’ no Sul de Minas.

Cássia

Santuário de Santa Rita de Cássia

Flexibilizações da pandemia refletem na retomada do turismo religioso no Sul de Minas

Reprodução/EPTV

A cidade de Cássia nasceu em torno da imagem de Santa Rita, padroeira das causas impossíveis, protetora das viúvas e a santa das rosas, que foi beatificada em 1627. Além da devoção à Santa, muitos fiéis vão até a cidade buscar a bênção do Beato Padre Donizetti.

Segundo Diego Borges Dias, secretário de Turismo, os turistas geralmente são de diferentes origens dentro do Brasil. “Passam por Cássia, por exemplo, e consequentemente vão visitar outros municípios”.

O aumento no fluxo de visitantes na cidade geralmente acontece em maio, mês em que se festeja tradicionalmente o Dia de Santa Rita de Cássia.

“No mês de maio, em especial no dia 22, que é o dia de Santa Rita. Todos os dias ‘22’ de cada mês é lembrado como dia de Santa Rita”.

Neste ano, uma novidade chega para somar a lista de atrativos de Cássia. É o Novo Santuário para a Santa Rita, que será inaugurado entre os dias 20 e 22 de maio. De acordo com Diego, a expectativa de público é de aproximadamente 100 a 150 mil turistas na inauguração do local.

O novo Santuário deve ocupar uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Para garantir o conforto dos fiéis, a capacidade é de até 5 mil pessoas sentadas e cerca de 2 mil em pé.

O empresário idealizador do Santuário, Paulo Flávio de Melo Carvalho, explica que a inauguração será um momento de fé e devoção.

“A expectativa é fortalecer a cidade de Cássia como um destino de turismo religioso e um local para se viver uma experiência de fé e evangelização”.

Para a gestão municipal, a expectativa não é diferente. “O atual cenário já é de desenvolvimento e de aumento de novas empresas, principalmente ligadas ao setor de alimentos e bebidas, setor de hospedagem e setor imobiliário”, ressalta o secretário de Turismo.

Bom Repouso

Nossa Senhora das Graças

Imagem de Nossa Senhora das Graças fica em Bom Repouso (MG)

Prefeitura de Bom Repouso (MG)

Os visitantes viajam até a cidade de Bom Repouso em busca de conhecer a imagem de Nossa Senhora das Graças, que tem cerca de 20 metros de altura. A “santa gigante” é o maior patrimônio tombado de Bom Repouso e virou símbolo que representa o município na rota dos fiéis.

“Quem visita nossa cidade e procura um turismo religioso, visita nossa Igreja Matriz, Gruta de Nossa Senhora de Fátima e principalmente a imagem de Nossa Senhora das Graças. Quem procura um turismo de aventura, visita as cachoeiras, principalmente a do paredão onde se faz a escalada”.

De acordo com Talita Bertolacini de Almeida Pereira, secretária do Desenvolvimento Social, após o início da pandemia o fluxo de turismo baixou muito na cidade, mas ainda não está totalmente normal.

“No mês de novembro temos um número significativo (de visitas), pois se comemora o dia de Nossa Senhora das Graças no dia 27 do mês”.

Os visitantes costumam ficar uma diária e, às vezes, até um final de semana. É no período de férias que a estadia geralmente se prolonga.

Segundo a secretária, a cidade está pronta para receber novos turistas até o fim do ano. A expectativa é que Bom Repouso acolha cerca de 1.000 novos visitantes a cada mês.

Três Pontas

Padre Victor

Flexibilizações da pandemia refletem na retomada do turismo religioso no Sul de Minas

Fernanda Rodrigues/G1

Quem chega em Três Pontas, procura geralmente pela Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, que abriga os restos mortais do Beato Padre Victor. O Memorial, Parque da Mina e a Herma do Padre Victor também são destinos popularmente buscados pelos fiéis.

Segundo a turismóloga Keyre Kelly Ferreira Mariano, outros locais bastante visitados são o Carmelo São José, o Memorial “Nossa Mãe”, a Casa da Cultura “Alfredo Benassi” e o Parque Municipal Vale do Sol. Na cidade, o turismo já vem tomando forma novamente após as flexibilizações da pandemia.

“Ainda estamos no processo de retomada, mas aos poucos estamos notando um aumento no fluxo de turistas”, comenta Keyre.

Os maiores benefícios para Três Pontas, segundo a turismóloga, geralmente são o fomento da atividade turística, aquecimento do comércio local e da rede de serviços. Segundo informações da prefeitura, os turistas são predominantemente da região Sudeste e geralmente ficam de um a dois dias na cidade.

Maior movimento mesmo acontece em setembro, em virtude da comemoração da festa do Beato Padre Victor, que acontece no dia 23. Em novembro, no dia 14, também é perceptível um aumento no fluxo de turistas para a comemoração local pela “Nossa Mãe”, Madre Teresa Margarida do Coração de Maria.

A expectativa em Três Pontas gira em torno do aumento das visitas dos romeiros, peregrinos e turistas. Além disso, a volta da realização dos eventos presenciais como o Festival Canto Aberto, Expocafé e a Festa do Padre Victor, que chega a receber até 70 mil pessoas.

Segundo a turismóloga do município, há um projeto futuro para criação de rotas de peregrinação, além da implantação de um observatório sobre o turismo local. Apesar de ainda não ter data marcada, a proposta deve iniciar no segundo semestre de 2022.

Baependi

Nhá Chica

Flexibilizações da pandemia refletem na retomada do turismo religioso no Sul de Minas

Fernanda Rodrigues/G1

Em Baependi, os turistas buscam conhecer a história da Nhá Chica, beatificada há 10 anos. Dentro da cidade os principais pontos turísticos são as igrejas e os eventos religiosos. O Santuário Nossa Senhora da Conceição, conhecido como Igreja da Nhá Chica, é um dos principais destinos.

De acordo com André Luis Corrêa Santos, sacristão da Paróquia Santa Maria de Baependi, em 2022, a Paróquia de Baependi completará 300 anos de fundação, sendo a 2ª mais antiga do Sul de Minas.

Outro sucesso é a Matriz Nossa Senhora Montserrat, que foi uma das primeiras igrejas da região a ter um tombamento pelo IPHAN - Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. André conta que a igreja foi construída em um estilo ‘suí generis’ que a fazem única em todo Brasil pela suas particularidades barrocas e também influências do estilo rococó.

“Nesta igreja está o altar mór onde se encontra o ouro doado pela Beata Nhá Chica”.

De acordo com Flávia Pelúcio de Lara, coordenadora de Cultura, a prefeitura apoia os eventos e manutenções do turismo na cidade. As peregrinações movimentam principalmente a economia, além de difundir a religiosidade, as belezas e a cultura local.

Baependi é visitada por turistas do Brasil todo, mas é principalmente da região Sudeste que são os visitantes. A maior parte dos turistas que vão até a cidade é para visitar, pedir e agradecer as graças alcançadas por intermédio da Beata Nhá Chica.

Segundo Flávia, o turismo está retomando com força total. Eles recebem turistas durante o ano todo, porém nas festividades religiosas, como Semana Santa, Corpus Christi e aniversário de morte da Beata Nhá Chica, há um aumento considerável de movimentação na cidade.

No ano passado a cidade recebeu quase 5 mil romeiros e, segundo a coordenadora de Cultura, o município trabalha para aumentar esse número.

“Estamos focados em estruturar nossa cidade para comportar um número maior de pessoas, para num futuro próximo, poder atrair mais visitantes com responsabilidade e organização”, comenta Flávia.

Inconfidentes

Caminho das Capelas

Flexibilizações da pandemia refletem na retomada do turismo religioso no Sul de Minas

Divulgação Caminho das Capelas

As principais atrações de Inconfidentes despertam o interesse especial dos peregrinos: são as rotas religiosas. A gestão municipal é quem cuida da sinalização dos caminhos de peregrinação que cortam o município, especialmente o Caminho das Capelas que passa por todos os bairros rurais de Inconfidentes.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o objetivo desta rota é levar turismo para o interior da cidade, onde se encontra uma variedade de cultura religiosa e gastronômica.

“O benefício principal é atrair visitantes para o município de maneira a alavancar a economia local”, ressalta.

Em Inconfidentes, além de visitantes de diversas regiões do Brasil, há bastante fiéis de municípios da região Leste do estado de São Paulo. Ainda de acordo com a prefeitura, com as flexibilizações da pandemia, o turismo de peregrinações voltou a se intensificar na cidade.

Segundo informações do setor de Cultura e Turismo de Inconfidentes, o município recebe mais turistas em datas de feriados estendidos, bem como em feriados religiosos como a Semana Santa.

“A cidade tem diferentes atrativos para os peregrinos".

De acordo com Emerson Fernandes Pereira, chefe do Setor de Cultura e Turismo, os pontos mais visitados geralmente são a Igreja Matriz São Geraldo Magela, as Capelas Beata Nhá Chica que é ponto inicial do Caminho de Nhá Chica e a Capela São Judas. Há também o Bar do Maurão, um local tradicional de encontro dos peregrinos.

A gestão afirma que o município está pronto para receber novos visitantes e a expectativa é receber até 30 mil peregrinos neste ano. Nos projetos futuros, segundo a assessoria de comunicação, é realizar a 2ª caminhada do Caminho das Capelas com o apoio da prefeitura.

VÍDEOS: Tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO