Estudantes do PJ de Extrema participam da plenária regional em Pouso Alegre

25 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Propostas selecionadas seguirão para etapa estadual em Belo Horizonte. Extrema obteve ótimo resultado. Destaque para as alunas Iasmin Caroline dos Santos e Rafaella Silva Fernandes

Divulgação: Câmara Municipal de Extrema

Um total de 140 alunos do ensino médio que participam do Polo Sul I do Parlamento Jovem de Minas (PJ) estiveram na Plenária Regional na quinta-feira, dia 10, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. A ação reuniu estudantes dos municípios de Extrema, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Conceição dos Ouros, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, São Thomé das Letras e Três Corações. Na ocasião, foram debatidas propostas sobre o tema Jovem e Mercado de Trabalho.

O PJ Minas é um programa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que conta com o apoio das Câmaras Municipais. Durante as reuniões semanais são discutidas propostas que podem se tornar leis de verdade em todo estado de Minas Gerais.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo da Câmara de Extrema, Mariana Lima, os estudantes, durante as plenárias, contribuem ativamente na formação de políticas públicas que são responsáveis pelo desenvolvimento de programas de ensino voltados à integração civil com temas ligados à cidadania.

“A Câmara tem o compromisso de incentivar, promover e capacitar a comunidade estudantil em temas afins com as atividades institucionais do Poder Legislativo e da administração pública em geral, desenvolvendo ações junto às comunidades e entidades legalmente constituídas no município. A participação dos jovens nas plenárias é o resultado deste fomento, pois qualifica as futuras gerações na tomada de decisões assertivas para o crescimento gestor municipal.”, explicou Mariana.

Ela explicou ainda que a participação dos alunos aconteceu no período da manhã e esteve dividida em três grupos onde foram debatidos três subtemas.

“Os grupos de trabalho (GTs) discutiram tópicos voltados às temáticas Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho, Escolaridade e Qualificação Profissional, além da Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho. São assuntos ligados ao tema principal, que é o Jovem e o Mercado de Trabalho. São realidades vividas no dia a dia do jovem que procura uma oportunidade inicial de trabalho”, comentou Mariana.

As quatro propostas selecionadas em Pouso Alegre seguirão para a etapa estadual agendada para os dias 20, 21 e 22 de setembro em Belo Horizonte. Extrema obteve ótimo resultado em suas propostas e o destaque ficou para as alunas Iasmin Caroline dos Santos, escolhida como a coordenadora da Plenária, e Rafaella Silva Fernandes, que irá representar Extrema na etapa final em Belo Horizonte.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO