Governo e Eletrobras iniciam estudos para ampliação do transporte aquaviário em represas do Sul de Minas

08 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Projeto irá contemplar a expansão, exploração, operação e manutenção dos serviços de travessia por balsas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Furnas e Mascarenhas e Moraes. O governo de Minas Gerais e a Eletrobras apresentaram um cronograma para início dos estudos de viabilidade para expansão do transporte aquaviário no Sul de Minas. O projeto irá contemplar a expansão, exploração, operação e manutenção dos serviços de travessia por balsas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Furnas e Mascarenhas de Moraes.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

O cronograma foi apresentado na terça-feira (7) em São José da Barra (MG). O evento reuniu lideranças regionais, representantes de associações de municípios e teve o objetivo de detalhar as fases do processo.

Os levantamentos iniciais de viabilidade devem durar 150 dias. Em seguida, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) fará a análise técnica do material e, na sequência, abrirá o projeto para consulta e audiência pública. A previsão é a de que o edital para a concessão do serviço seja lançado em meados de 2025.

Balsa que faz a travessia em Delfinópolis carrega moradores, turistas e escoa produção agrícola

Lucas Soares / G1

A expectativa é a de que a ampliação do serviço melhore a mobilidade na região e fomente o desenvolvimento dos municípios que margeiam a represa.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, o objetivo do projeto é melhorar a prestação de serviços de transporte aquaviário que irá desenvolver a mobilidade no Sul de Minas e beneficiar milhares de mineiros.

Os serviços de transporte por balsas são oferecidos há cerca de 60 anos no Sul do estado. Com a ampliação esperada a partir da concessão, a expectativa é a de que mais de 400 mil pessoas sejam beneficiadas nos 15 municípios que circundam as usinas hidrelétricas de Mascarenhas de Moraes e Furnas.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO