Ibama aplica mais de R$ 1,4 mi em multas durante operação que fiscalizou o descumprimento de embargos na área da Mata Atlântica

08 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Resultados da ação, realizada em 15 municípios das regiões Norte de Minas, Jequitinhonha e vale do Mucuri, foram divulgados nesta segunda-feira (8). O Ibama aplicou mais de R$ 1,4 milhão em multas durante a Operação Renascer que fiscalizou o descumprimento de embargos na área da Mata Atlântica. Os resultados da ação - realizada em 15 municípios das regiões Norte de Minas, Jequitinhonha e vale do Mucuri - foram divulgados nesta segunda-feira (8).

A operação foi realizada em Taiobeiras , Ponto dos Volantes, Água Boa, Curral de Dentro, São João do Paraíso, Jequitinhonha, Joaíma, Monte formoso, Medina, Águas Vermelhas, Berizal, Poté, Ladainha, Novo Cruzeiro e Angelândia.

“O foco da operação foi verificar o cumprimento de embargo aplicado pelo Ibama em áreas anteriormente desmatadas para implantação de pastagens e plantações de eucalipto. o embargo tem a função de viabilizar a recuperação de áreas degradadas por meio da regeneração da vegetação nativa. O Ibama paralisa as atividades econômicas em áreas embargadas, apreende e destina bens e produtos utilizados ou provenientes da prática ilegal.”

Ainda segundo o Ibama, 1.334 hectares anteriormente embargados foram fiscalizados durante a operação e o valor das multas corresponde a soma de 33 autos de infração. Durante a fiscalização foram emitidas ainda oito notificações para retirada de gado e de plantações ilegais de eucalipto.

“A Renascer percorreu 7.500 km, contanto com cinco equipes de campo, uma equipe de geoprocessamento, fiscalizando 49 polígonos em 15 municípios da região. Além das imagens de satélites, foram utilizados drones para sobrevoar áreas anteriormente embargadas.”

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO