IFMG abre 925 vagas para cursos gratuitos técnicos e superiores; veja como se inscrever

06 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Oportunidades são para os campis de Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista. Processo Seletivo 2024: IFMG abre inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos

Divulgação

C

Estão abertas as inscrições do processo seletivo que vai selecionar estudantes para os cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), turmas com início no 1º semestre de 2024.

Faça a sua inscrição aqui.

Na região Leste de Minas Gerais são oferecidas 925 vagas nos campi de Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista.

Campus Governador Valadares:

Cursos técnicos integrados - Técnico em Edificações e Técnico em Meio Ambiente Técnico em Segurança do Trabalho

Curso técnico subsequente - Técnico em Segurança do Trabalho

Curso de graduação - Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Gestão Ambiental

Campus Ipatinga:

Cursos Técnicos Integrados: Técnico em Automação Industrial e Técnico em Eletrônica

Cursos de graduação: Engenharia elétrica

Campus São João Evangelista:

Cursos Técnicos Integrados: Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e Técnico em Nutrição e Dietética

Cursos de graduação: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Matemática e Sistema de Informação

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 e a isenção pode ser solicitada até dia 26 de setembro. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de outubro.

As informações completas estão disponíveis nos editais 60/2023 (graduação) e 61/2023 (cursos técnicos) disponíveis aqui.

Formas de seleção

Para ingresso nos cursos técnicos - integrado e subsequente ao Ensino Médio -, os candidatos serão avaliados por meio de uma prova presencial, a ser realizada no dia 3 de dezembro de 2023.

Já a seleção dos cursos de graduação utilizará as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014 a 2023).

Para parte dos cursos de graduação, também haverá a opção de ingressar pela análise de desempenho escolar mais prova de redação online.

Modalidades de cursos

Para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Fundamental e deseja fazer o Ensino Médio simultaneamente a um curso técnico do IFMG, há a opção dos cursos técnicos integrados.

Quem já terminou ou está finalizando o Ensino Médio pode optar por uma formação mais rápida e prática, com os cursos técnicos subsequentes, ou escolher um dos 61 cursos de graduação disponíveis.

Lei de Cotas

Conforme a Lei nº 12.711/2012, conhecida com "Lei de Cotas", o IFMG reserva, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham estudado exclusivamente em escolas públicas durante o Ensino Fundamental (no caso dos cursos técnicos) ou o Ensino Médio (no caso da graduação). Além disso, há a destinação de pelo menos uma vaga para pessoas com deficiência (PCD), em todos os cursos ofertados.

Existem, ainda, subdivisões nas vagas reservadas, relacionadas a renda familiar, questões étnico-raciais e deficiência. Candidatos com deficiência e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas podem ser candidatar a vagas específicas, lembrando que, estas últimas, posteriormente, passarão pelo processo de heteroidentificação para confirmar o direito à vaga.

Por outro lado, se o candidato não estudou em escola pública ou prefere não se inscrever nas vagas reservadas (cotas), basta selecionar a opção "Ampla Concorrência".

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO