Juiz da Comarca de Divinópolis é afastado após TJMG iniciar investigação sobre desvios funcionais

30 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Assessor do magistrado também foi afastado por 60 dias pelo Órgão Especial do TJ. Magistrados da corregedoria colheram depoimentos das denunciantes e de testemunhas, que confirmaram as suspeitas. Defesa diz que esclarecimentos serão feitos no processo. Juiz do fórum de Divinópolis é afastado por suposta de desvios funcionais

Thiago Carvalho/Divulgação

O juiz Ather Aguiar, da Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Divinópolis, foi afastado preventivamente da função pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

O pedido da Corregedor-Geral de Justiça do tribunal foi acatado na última quarta-feira (28). O fato ocorreu porque ele passou a ser investigado após denúncias sobre possíveis desvios funcionais que teriam sido cometidos pelo magistrado e um assessor, que também foi afastado pelo prazo de 60 dias.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A Ordem Brasileira dos Advogados (OAB) de Divinópolis, informou ao g1 nesta sexta-feira (30) que acompanha junto à corregedoria os depoimentos das pessoas que fizeram as denúncias.

Em sessão virtual realizada na quarta-feira (28), o Órgão Especial do TJMG também abriu prazo para que Ather Aguiar faça a defesa prévia para a abertura de processo administrativo disciplinar.

Sânzio Baioneta Nogueira, advogado de defesa do juíz disse que "todos os esclarecimentos serão devidamente apresentados no próprio feito", devido ao procedimento tramitar sob sigilo. O g1 tenta contato com a defesa do assessor.

Denúncias foram feitas há uma semana

No dia 22 de junho, a Corregedoria-Geral do TJMG foi informada oficialmente pela Direção do Foro da Comarca de Divinópolis sobre as denúncias. No dia seguinte, juízes e juízas auxiliares da corregedoria colheram depoimentos das denunciantes e de testemunhas, que confirmaram as suspeitas.

"Em face da gravidade dos fatos constantes dos depoimentos colhidos, imputados em desfavor de Juiz de Direito da comarca de Divinópolis e de seu assessor, foi encaminhada ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais a proposição de afastamento cautelar do magistrado investigado", disse nota enviada pelo TJMG à reportagem.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas

📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO