Lixeira subterrânea é instalada em Manhuaçu; veja como funciona

13 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Cada compartimento, composto por uma espécie de contêiner, tem capacidade para mil litros, o que significa um espaço para cerca de 600 sacolinhas de supermercado cheias. Outras quatro lixeiras vão ser instaladas na cidade. Dois compartimentos externos recebem o lixo depositado no contêiner abaixo da calçada

Prefeitura de Manhuaçu / Divulgação

A área central de Manhuaçu agora conta com uma lixeira subterrânea. O equipamento foi instalado na Praça Cordovil Pinto Coelho e é o primeiro dos cinco que vão ser colocados na cidade. O objetivo é melhorar o condicionamento do lixo e evitar o acúmulo de detritos.

A lixeira subterrânea é uma espécie de contêiner instalado abaixo do passeio. Ela possui dois compartimentos para que o usuário possa depositar o lixo e, ao ser recolhido, a plataforma é elevada eletronicamente para que o serviço de coleta de lixo jogue o conteúdo do contêiner no caminhão.

Estrutura metálica é erguida para o recolhimento do lixo no compartimento subterrâneo

Prefeitura de Manhuaçu / Divulgação

A lixeira possui pouco mais de um metro de altura e, quando o lixo é colocado dentro do recipiente é possível perceber que há algo que a diferencia das lixeiras comuns. Um fundo falso liga o recipiente da superfície ao contêiner subterrâneo. A ideia é justamente acabar com o acúmulo de sacos de lixo nas calçadas, evitando que ele se espalhe por qualquer acidente, como pela força da chuva. Além de melhorar o aspecto visual dos espaços públicos.

“O condicionamento do lixo é um problema em diversas cidades e estamos buscando alternativas modernas e inovadoras para aliviar esse problema. Em breve nós vamos colocar em funcionamento o mesmo sistema de coleta de lixo no bairro Coqueiro”, explicou Kilder Perígolo, diretor do Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana (SAMAL).

Os locais escolhidos para a instalação das lixeiras foram resultado de um estudo feito pela SAMAL.“Pegamos locais onde geram mais lixo, foi feito um estudo. A Praça 5 de Novembro é um ponto piloto, instalaremos mais uma no Coqueiro e ainda estamos avaliando onde serão as outras instalações ", destacou o diretor da autarquia.

Após ser erguido eletronicamente, os contêiners são levados para caminhão que coleta o lixo

Prefeitura de Manhuaçu / Divulgação

A taxa de resíduos sólidos começou a ser cobrada, em Manhuaçu, em maio deste ano. Iniciativa que gera mais recursos para a secretaria responsável pela limpeza urbana. Para os moradores, a lixeira é uma boa aposta para sanar o problema do acúmulo de lixo.

“A coleta de lixo lá em casa está razoável. Eu não concordo com a taxa de lixo, ainda não paguei, mas vou pagar. Temos que valorizar o que vem pra melhorar. A intenção é boa, é uma novidade e torcemos para dar certo. Cabe a nós, enquanto sociedade, conservar e fazer um bom uso” contou o autônomo José João Alves, em entrevista à Inter TV dos Vales.

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO