Ouriço-cacheiro é capturado dentro de banheiro em MG

29 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, o animal, que já é adulto, foi encontrado no bairro Village do Lago, em Montes Claros. O banheiro onde ele estava fica no quintal de uma casa. Local onde o ouriço estava

Corpo de Bombeiros

Um ouriço-cacheiro foi capturado dentro de um banheiro em Montes Claros.

Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, o animal, que já é adulto, foi encontrado no bairro Village do Lago. O banheiro onde ele estava fica no quintal de uma casa.

Usando equipamentos e técnicas próprios para captura, os militares conseguiram pegá-lo. O ouriço foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Ouriço foi levado para o Cetas

Corpo de Bombeiros

Sobre o animal

Esse pequeno animal normalmente tem o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. Esses espinhos se destacam facilmente do corpo e são sua defesa. Quando algum animal tenta atacá-lo, leva consigo alguns espinhos, que já estes se encontram soltos, contrariando a crença de que o ouriço arremessa os espinhos.

Seus predadores naturais são os texugos, os gatos selvagens, os cães, os lobos, as raposas e as doninhas. É considerado um arborícola, de hábitos essencialmente noturnos e solitários.

No Brasil, seu nome ouriço-cacheiro diz respeito a pelo menos oito espécies conhecidas, de três gêneros diferentes: Coendou, Sphiggurus e Chaetomys. A espécie mais ameaçada é a Chaetomys subspinosus

O “cacheiro” em questão, de certa forma, resume a sua natureza: cachar, no dicionário, é o mesmo que esconder-se, ocultar-se e ainda punho que se prende a lâmina de espada. Ele não se faz de rogado e prende-se aos cipós, agarrado a até 15 metros de altura. Pura estratégia de sobrevivência.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Grande Minas no WhatsApp.

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO