PF apreende arquivos de abuso sexual infantil em Almenara

23 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Operação Harpia cumpre mandados de busca e apreensão em 24 estados e no Distrito Federal. PF apreendeu materiais em casa de suspeito de armazenar e publicar cenas de abuso infantil em Almenara

Polícia Federal

Uma casa, na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, foi alvo de uma operação da Polícia Federal contra o abuso sexual infantil, deflagrada na manhã desta quinta-feira (23). A ação foi realizada, simultaneamente, em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.

De acordo com as investigações, o morador de Almenara armazenava e compartilhava imagens contendo cenas de abuso sexual infantil. Ainda foi verificada uma grande quantidade de arquivos em tráfego na internet contendo este tipo de material, suspeitas de terem sido publicadas pelo investigado.

Se condenado pelo crime de armazenar e disponibilizar material contendo cenas envolvendo abuso sexual infantil, o investigado pode receber pena de até dez anos de prisão.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça Federal de Teófilo Otoni e cumprido pela Polícia Federal de Governador Valadares.

Operação Nacional

Além dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas prisões em decorrência da operação. A ação é fruto investigação iniciada na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, onde foi realizada a análise de notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil on-line.

Foram produzidos relatórios de análise para que as unidades regionais da PF dessem prosseguimento às investigações, com o cumprimento dos mandatos em todo o Brasil.

Investigados pela PF são suspeitos de armazenar e compartilhar cenas de abuso infantil

Polícia Federal

O objetivo da operação foi prender os criminosos e resgatar possíveis vítimas. Além dos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil, investigados poderão responder também por estupro de vulnerável.

Harpia, nome dado à operação, é uma ave de rapina que tem os olhos sempre atentos e é exímia caçadora e faz alusão ao objetivo da ação em relação aos criminosos.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO