Poço de Caldas ganha secretaria e se destaca com projetos ambientais

01 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente veio para promover a preservação dos espaços naturais atrelados ao turismo e a rica biodiversidade do município O vice-prefeito Júlio César de Freitas (à esq.) e o secretário municipal de Meio Ambiente (à dir.), Marcus Vinicius Ferreira de Moraes, estiveram em Belo Horizonte atuando em diversas frentes no âmbito estadual para avançar com a pauta ambiental de Poços

Crédito: Divulgação

Poços de Caldas é conhecida por suas áreas verdes, cachoeiras e montanhas. Pensando nessa natureza exuberante e no importante espaço de biodiversidade que a cidade abriga, a Prefeitura Municipal deu início a um processo de integração dos projetos de desenvolvimento e ambientais.

O primeiro passo para concretização desse ideal foi a efetivação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criada no fim de 2022.

“Com isso pudemos passar a ações efetivas. Buscamos recursos e colocamos em prática diversas parcerias que beneficiam a preservação ambiental e o crescimento urbano planejado de Poços”, afirma o secretário municipal da nova pasta, Marcus Vinicius Moraes.

Moraes destacou ainda que a secretaria passou a ser responsável pelo licenciamento ambiental de instalação das novas empresas da cidade e em especial as do Distrito Industrial.

“As licenças ambientais eram do Estado e agora foram delegadas, o município passou a cuidar. Ligado a isso, tem ainda a questão dos caçambeiros, dos resíduos da construção civil, que também estamos modernizando, uma vez que Poços tem crescido muito”, destaca Moraes.

Lei de Zoneamento Ecológico

A Prefeitura sancionou agora em julho um importante instrumento da política de preservação, a Lei do Zoneamento Ecológico de Poços de Caldas. A nova legislação econômica-ecológica viabiliza a implantação de planos e obras para qualidade ambiental.

Isso inclui a regulação do uso de recursos hídricos e do solo, bem como a conservação da biodiversidade, garantindo um desenvolvimento sustentável para a cidade.

Com a concessão de pontos turísticos de Poços de Caldas, a questão ambiental ficou ainda mais evidente, sendo seu monitoramento uma das preocupações da nova secretaria de Meio ambiente. O Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas (CITUR) foi a empresa vencedora da licitação dessas concessões e agora é responsável por gerir e implementar melhorias nos equipamentos turísticos.

Todo o trabalho da empresa será baseado em práticas de ESG (Environmental, Social and Governance ou governança social e ambiental, em português). O modelo proposto pela Prefeitura demanda que seja sempre levado em consideração os aspectos ambientais, sociais e corporativos, por meio de projetos de educação e preservação a serem promovidos pela concessionária vencedora.

Jardim Botânico

Em maio, a Prefeitura assinou um acordo de cooperação com a Fundação Jardim Botânico para execução de melhorias no local. O espaço é voltado à conservação da biodiversidade da flora do planalto da região por meio de pesquisas, educação ambiental e projetos para utilização sustentável de plantas.

O Jardim Botânico vai receber da Prefeitura nova pavimentação e, em contrapartida, passa a doar mudas para a reconstituição da flora do município. Para Valdir Sementile, presidente da Fundação Jardim Botânico, a parceria valoriza, viabiliza e publicita um trabalho essencial para todos os que vivem e visitam Poços de Caldas.

Aterro Sanitário e Reciclagem

A destinação dos resíduos em Poços de Caldas também ganhou inovações. A primeira se deu com a desativação em 2021 do aterro sanitário municipal. Apesar de ter considerado uma nova área, a Prefeitura acabou por acolher uma parceria com uma empresa de Ribeirão Preto.

Agora as 120 toneladas de resíduos produzidos diariamente na cidade vão para uma área de transbordo especializada instalada no município de Casa Branca, encerrando o problema de descartes a céu aberto.

Já a coleta de recicláveis de Poços fica ao encargo das cooperativas, cumprindo também um importante papel social. Atualmente, apenas 30% dos materiais aptos à reciclagem são coletados, mas há na Secretaria Serviços Públicos um plano de incentivo em curso para que, por meio de representantes das comunidades, cada vez mais moradores auxiliem nesse processo.

Serviço

Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Site: pocosdecaldas.mg.gov.br

Instagram: @prefeituradepocos

Facebook: @prefeituradepocosdecaldas

Youtube: @PrefeituradePocosdeCaldasMG


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO