Prazo para votação de relatório da CPI da Saúde é prorrogado por mais um mês em Poços de Caldas, MG

24 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Durante reunião na câmara, foi apresentado o relatório da CPI, que começou a investigação em 17 de maio deste ano. O prazo para a votação do relatório da CPI da Saúde foi prorrogado na manhã desta terça-feira (24) em Poços de Caldas (MG) por mais um mês. Durante reunião, foi apresentado o relatório da CPI, que começou a investigação em 17 de maio deste ano.

📲 Participe da nossa comunidade e receba no WhatsApp notícias do Sul de MG

Nesta terça-feira, foi votada uma prorrogação de pouco mais de um mês para análise do documento. Durante a reunião, chegou a ser pedido o prazo para 60, 30 e 15 dias. O projeto que foi votado foi o que deixa a reunião extraordinária para 30 de novembro.

Claudiney Marques (PSDB), Kleber Silva (Novo) e Wellington Paulista (União Brasil) votaram favoráveis à prorrogação. Diney Lenon (PT) e Silvio de Assis (MDB) votaram contra o prazo, destacando que ele poderia ser menor.

Prazo para votação de relatório da CPI da Saúde é prorrogado por mais um mês em Poços de Caldas

Reprodução EPTV

O documento relata a forma como a comissão trabalhou durante a investigação. A conclusão é que a comissão identificou várias inconformidades e problemas em processos licitatórios e nos contratos relacionados à área de saúde.

Entre eles estão a falta de documentação adequada em processo licitatório; uso inadequado de dispensa de licitação, sugerindo favorecimento, formação de cartel e fraude licitatória; fiscais afirmaram que não sabiam que seriam responsáveis pela fiscalização dos contratos; problemas nas prestações de contas; recebimento de pagamento por serviços não executados e contratação de médicos sem registro no Conselho Regional de Medicina.

Depois que a votação acontecer e o relatório foi lido em reunião ordinária da câmara, ele será enviado para o Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Ministério da Justiça e Ministério da Saúde, já que o processo envolve valores que vieram da União.

Contratos entre 2015 e 2022

Segundo o vereador Sílvio de Assis (MDB), que é presidente da CPI da Saúde, o relatório técnico apresentado é da empresa Grant Thornton Auditoria e Consultoria, que analisou 10 contratos entre 2015 e 2022.

Foram apontadas irregularidades em contratos de licitações onde aparecem o CNPJ de uma mesma empresa em contratos de diferentes empresas assinados pelos mesmos empresários.

Ainda segundo o presidente da CPI, os valores apresentados não são exatos porque conforme o vereador Silvio de Assis, muitos documentos que foram solicitados ao Poder Executivo não foram entregues.

Instauração da CPI

A CPI instaurada para investigar possíveis irregularidades em contratos da Saúde em Poços de Caldas teve a primeira reunião realizada em maio do ano passado.

As denúncias iniciais apontavam que, em três meses, alguns médicos receberam cerca de R$ 90 mil em horas extras ou plantão, mais um salário médio de R$ 30 mil. Nesse período, uma médica chegou a receber por 75 consultas em um único dia.

Uma empresa terceirizada era responsável por fazer os pagamentos dos médicos que trabalhavam em hospitais, inclusive o Hospital de Campanha.

A prefeitura informou que iria esperar o final dos trabalhos para se pronunciar.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO