Prefeitura de Montes Claros realiza ação de combate ao mosquito Aedes aegypti na Vila Tupã nesta terça

20 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que a Vila Tupã foi o bairro com maior índice de infestação, com 50%. A Prefeitura de Montes Claros realiza uma ação de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, que é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, na Vila Tupã, nesta terça-feira (20).

O último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que a Vila Tupã foi o bairro com maior índice de infestação, com 50%. O resultado geral do LIRAa foi de 3,6% o que coloca o município em uma situação de médio risco para transmissão de arbovirores. Conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, o índice inferior a 1% é considerado de baixo risco, 1% a 3,9% médio risco e acima de 3,9% alto risco de infestação.

LEIA TAMBÉM

LIRAa aponta índice de infestação de 3,6% do mosquito Aedes aegypti em Montes Claros

A ação na Vila Tupã segue até o meio-dia e conta com com estande educativo para orientar a população sobre as medidas de controle do Aedes aegypti, palestra sobre as formas de transmissão, criadouros artificiais e o ciclo biológico do mosquito, além das adequações necessárias em ambientes propícios e controles alternativos para redução do índice de infestação.

Também são oferecidos outros serviços como aferição de pressão, teste de glicemia capilar, avaliação odontológica, vacinação,chamada nutricional, distribuição de mudas e orientações sobre preservação do meio ambiente, por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA).

Veja as principais medidas de combate:

Providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;

Limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;

Destinar o lixo para coleta pública;

Escoar a água dos pratos de planta;

Limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.

Para denunciar focos do mosquito, o morador pode ligar para os telefones (38) 2211-4400 ou 0800-283-3330 (Disque-Dengue).

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em G1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO