Referência em saneamento, Poços de Caldas investe no tratamento de água e esgoto

21 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Cidade tem 100% de água tratada e 100% de tratamento do esgoto coletado e investiu em melhorias no atendimento ao público e renovação da frota do DMAE ETE 1 trata 270 litros por segundo e possui inúmeros benefícios para o meio ambiente, dentre eles a preservação ambiental e melhora da qualidade de vida

Crédito: Divulgação

Poços de Caldas faz parte da importante estatística de cidades do Brasil e do mundo que possuem índices de 100% de água tratada e de 100% de tratamento do esgoto coletado. O avanço no saneamento e da qualidade dos serviços prestados à população pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) têm fortalecido a estrutura local, beneficiando a população e atraindo novas empresas para o município.

O marco no saneamento da cidade nos últimos anos ocorreu em junho de 2020 com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 1). De lá para cá, o DMAE tem ampliado o sistema de distribuição, incluindo a implantação de um reservatório estratégico de 500 mil metros cúbicos no Distrito Industrial.

“Ter 100% da água tratada e 100% no tratamento do esgoto coletado torna Poços uma referência em saneamento básico. São índices que auxiliam a saúde dos cidadãos e a preservação ambiental para as gerações futuras. Toda essa nossa qualidade de vida atrai ainda indústrias e empregos”, ressaltou o diretor do DMAE, Paulo César Silva.

Em 2023, os investimentos na autarquia continuam. A entidade recebeu, em junho deste ano, 20 veículos novos, sendo dez alugados e dez adquiridos, todos via licitação pública. Segundo o diretor, a renovação busca garantir a segurança dos servidores, a eficiência na prestação de serviços e economia para os cofres públicos.

“A manutenção consome recursos, além de causar atrasos em nossas atividades. Assim, além da aquisição de novos veículos, estamos nessa experiência de locação, já praticada em muitas empresas. Importante esclarecer que muitos carros continuarão sendo utilizados e outros serão leiloados, proporcionando receita para a autarquia”, ressaltou o diretor.

Outro investimento de destaque ocorreu no mês de maio, com a abertura ao público do novo prédio do Setor Comercial do DMAE. O espaço é destinado ao atendimento presencial dos consumidores e agora oferece ainda mais comodidade e praticidade aos usuários e colaboradores.

No Centro de Controle Operacional (CCO) do DMAE, mais avanço. O local opera atualmente com um software de alta tecnologia com monitoramento em tempo real das estações elevatórias via inteligência artificial. O equipamento permite melhor controle de vazão e pressão nas estações e, consequentemente, otimiza energia e recursos, colaborando para a redução de perda de água.

Estação de Tratamento de Esgoto – ETE 1

A ETE 1 trata, em média, 280 litros por segundo, evitando a contaminação do meio ambiente. Localizada às margens do Rio Lambari, a estação promove a redução da carga orgânica lançada no afluente, melhorando a qualidade da água com o aumento do teor de oxigênio dissolvido.

Essa recuperação das águas permite o crescimento dos peixes e a preservação do ecossistema. Provoca ainda melhoria da qualidade de vida e das condições de higiene das áreas próximas à ETE 1.

A estação ocupa aproximadamente 100 mil metros quadrados de área total e 9.500 metros quadrados de obra construída. O espaço conta com queimadores de gases para evitar que os odores cheguem até a população.

O projeto da ETE 1 começou a ser colocado em prática em 2007, mas só em julho de 2017 é que o DMAE rescindiu o contrato com a empreiteira e deu andamento à obra. O orçamento da construção, avaliado em R$ 12 milhões, foi financiado com a Caixa Econômica Federal, tendo 45% de investimento municipal do próprio DMAE.

Para o diretor do DMAE, a obra foi uma das mais importantes na história do município. “Além de destacar Poços de Caldas em âmbito nacional, resolvemos um passivo ambiental de décadas”, enfatizou o diretor.

Serviço

Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Site: pocosdecaldas.mg.gov.br

Instagram: @prefeituradepocos

Facebook: @prefeituradepocosdecaldas

Youtube: @PrefeituradePocosdeCaldasMG


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO