Representantes da Câmara debatem educação inclusiva com especialistas na USP

04 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Encontrou na capital paulista tratou de questões como formação de profissionais da educação inclusiva e formalização de convênio entre as instituições

Divulgação: Câmara Municipal de Extrema

Representantes da Câmara Municipal de Extrema e da Secretaria Municipal de Educação estiveram reunidos nessa quarta-feira, dia 28, com integrantes da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) para debater questões como a formação de profissionais da educação inclusiva e a possibilidade de parcerias e convênios entre as instituições com o objetivo de viabilizar a construção de políticas públicas voltadas para educação especial e inclusiva no município.

Participaram da reunião o presidente do Legislativo, vereador Sidney Soares Carvalho (Walderrama), o diretor-geral Danilo de Morais, a assessora da Escola do Legislativo, Mariana Lima, a supervisora de ensino, Geisliane Aparecida Borges, a coordenadora da Educação Inclusiva, Joelma Paula de Morais e a coordenadora pedagógica Deborah Bertuccelli Dalce Rossini. O grupo foi recebido pela presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Educação da USP, Ana Paula Martinez Duboc, pela vice-presidente Cássia Geciauskas Sofiato e pela secretária Roberta Bido de Almeida.

“A inclusão ainda é um obstáculo a ser superado, seja dentro ou fora da escola. Existem pesquisas feitas recentemente com professores de todo país que mostram que o preconceito e a falta de investimentos e recursos, para melhorar a estrutura escolar, infelizmente, ainda predominam dentro desse cenário da educação inclusiva. E o Legislativo, preocupado e atento à essa questão, tem se mobilizado para ajudar a promover uma realidade diferente da atual, combatendo e diminuindo a discriminação que afeta os estudantes especiais. Essa reunião foi de encontro a esse objetivo e, durante a conversa que tivemos com as especialistas, colocamos nossa intenção de firmar convênios ou parcerias com a USP no sentido de desenvolver políticas públicas de educação inclusiva para atender essa parcela da comunidade”, comentou Walderrama.

Para o diretor-geral da Câmara, a reunião representou o início de uma articulação para ser aplicada a médio prazo, tendo o Legislativo como intermediador, com previsão de início para o próximo ano.

“Para um trabalho relacionado à política de inclusão que envolva pós-graduação dos profissionais de educação do município serão necessários de quatro a seis meses para estruturação, porque será um programa montado a partir da necessidade de Extrema, conforme a demanda do município, de forma personalizada. A curto prazo estamos articulando cursos mais curtos para professores e coordenadoraspedagógicas que serão multiplicadores dentro das instituições de ensino. A Câmara intermediará esse convênio porque, quando se fala de política pública, necessariamente passa por aqui”, frisou.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO