Sem dinheiro, Hospital São Sebastião fecha 10 leitos de UTI do SUS em Três Corações

02 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Custo mensal de R$ 229 mil chegou a ser bancado pela prefeitura e pelo próprio hospital, mas, por falta de verba, unidades serão fechadas. Hospital fecha 10 leitos de UTI em Três Corações e alega não ter dinheiro para custear

O Hospital São Sebastião fechou 10 leitos de UTI em Três Corações. O fechamento aconteceu por conta de falta de recursos para manter as unidades em funcionamento.

📲 Participe da nossa comunidade e receba no WhatsApp notícias do Sul de MG

Os leitos foram abertos por conta da pandemia da Covid-19 e, mesmo após a diminuição de casos graves da doença, continuou em funcionamento. Sem verba para mantê-los abertos, eles foram fechados no dia 31 de agosto.

“Nós custeamos durante 10 meses. Quatro meses a prefeitura custeou e seis meses o próprio hospital custeou. Infelizmente, não temos mais condições de custear os leitos, pois o custo é de R$ 229 mil por mês. Custeamos o que deu para custear e agora, como não fomos credenciados e habilitados ainda, tivemos que fechar”, explicou o diretor do hospital, Vanderlei Toledo.

O fechamento, conforme o diretor, vai impactar diretamente a população. De 20 leitos de UTI pelo SUS que estavam em funcionamento, agora metade deles estão em operação.

“Impacta direto na população. As pessoas vão esperar mais tempo para tentar conseguir um leito de UTI. Temos hoje dez leitos SUS e dois particulares, para se ter uma ideia hoje tenho 11 pacientes SUS internados lá. Ou seja, tenho mais do que a capacidade que o SUS me reconhece no hospital internado hoje. Tem paciente SUS, em estado grave, em um leito particular. Como o SUS só reconhece 10 leitos, esse 11º não reconhecido e não é remunerado. É o hospital quem banca isso”, falou.

Sem dinheiro, Hospital São Sebastião fecha 10 leitos de UTI do SUS em Três Corações

Reprodução/EPTV

Ainda existe a possibilidade das unidades serem reabertas, pois os leitos estão em fase de credenciamento pelo Governo de Minas.

“Estamos ainda em processos junto ao Estado, que ainda não deu uma definitiva para a gente, dizendo que não reconhece e não credencia. O credenciamento é lento, é um processo muito burocrático e lento, com idas e vindas de documentos. Não temos mais recursos financeiros para bancar, então tivemos que fechar e aguardar”, disse o diretor.

A EPTV, afiliada TV Globo, entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, mas até esta publicação não obteve retorno sobre o credenciamento do hospital para possível reabertura dos leitos.

Já o Ministério da Saúde informou que cabe ao gestor local o pedido de abertura, fechamento ou ampliação dos leitos de UTI do SUS.

A reportagem também tentou contato com a Prefeitura de Três Corações, mas não conseguiu retorno.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO