Suspeito de caça ilegal é preso com quatro mocós abatidos e polícia aplica multa de R$ 40 mil

11 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Polícia Militar de Meio Ambiente fazia um patrulhamento de rotina na zona rural de Montes Claros, quando o homem foi visto em atitude suspeita e tentou fugir. Polícia apreendeu quatro mocós abatidos

Polícia Militar/Divulgação

Um homem, de 56 anos, foi preso suspeito de caça ilegal de animais silvestres e porte ilegal de arma no Distrito de Nova Esperança, em Montes Claros, nesse domingo (10). Com ele, foram encontrados quatro mocós abatidos.

A Polícia Militar de Meio Ambiente fazia um patrulhamento de rotina quando o homem foi visto em atitude suspeita. Segundo a PM, ele demonstrou nervosismo, começou a correr e tentou pular uma cerca de arame farpado, mas caiu ao solo. Em seguida, continuou a fuga por um lote vago e foi contido e algemado pelos policiais.

No momento da abordagem, os militares constataram que o suspeito estava com uma espingarda cartucheira e com quatro mocós abatidos, dentro de um embornal.

Antes de ser conduzido à delegacia, ele recebeu atendimento médico no Hospital Universitário porque apresentava arranhões no nariz e nas pernas em decorrência da queda.

A Polícia Militar informou que foi lavrado uma multa ambiental por caçar animais silvestres no valor de R$ 40.295. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Montes Claros.

Espécie ameaçada

O Kerodon rupestris, mais popularmente conhecido como mocó, é um mamífero roedor que integra a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Nativo do Nordeste brasileiro, está presente nos estados do Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia e Norte de Minas Gerais.

Os adultos da espécie chegam a medir 40 centímetros de comprimento e a pesar 1 quilo, um pouco maior que o preá, seu parente mais próximo. Eles também pertencem à mesma família das capivaras.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO