UFVJM irá disponibilizar 1.958 vagas pelo Sisu; universidade oferecerá oportunidades no curso de engenharia elétrica pela primeira vez

16 jan 2024
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As vagas são para 44 cursos de graduação nas cidades de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. Campus da UFVJM em Janaúba

UFVJM

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri irá oferecer 1.958 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades são para 44 cursos de graduação nas cidades de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí.

A novidade deste ano é abertura do curso de engenharia elétrica, que será oferecido em Janaúba e terá 40 vagas no total, sendo metade para o primeiro semestre de 2024 e as demais para o segundo semestre.

De acordo com a UFVJM, a distribuição das 1.958 vagas ficará da seguinte forma:

1.136 são para 25 cursos na cidade de Diamantina

450 são para 10 cursos na cidade de Teófilo Otoni

220 para cinco cursos na cidade de Janaúba

152 vagas são para quatro cursos na cidade de Unaí

Em 2024, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição — só em janeiro, sem o processo seletivo que usualmente ocorre no meio do ano.

As inscrições do processo de seleção para o Sisu 2024 acontecem de 22 a 25 de janeiro e podem concorrer os alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. As notas individuais do exame devem ser divulgadas nesta terça (16).

Sisu 2024, único do ano, abrirá inscrições em 22 de janeiro; veja cronograma

O resultado do Sisu está previsto para ser divulgado em 30 de janeiro. A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições ao longo de todo o ano para preencher as vagas que não foram ocupadas. Quem não for selecionado na chamada regular, terá de 30 de janeiro a 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera.

Tire suas dúvidas abaixo e veja o cronograma completo:

➡️Poderei escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

➡️Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

➡️Quantas opções de vaga cada um escolhe? Na inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de vaga, que podem ser alteradas quantas vezes ele quiser, entre 22 e 25 de janeiro. Valerão as que estiverem marcadas no sistema às 25h59 do dia 25. Uma dica é monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada. Elas dão uma boa noção das chances de classificação em cada curso.

➡️As cotas continuarão valendo? Sim, mas com uma mudança.

Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.

Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.

Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na "lista geral" e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

➡️Qual o cronograma?

Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024

Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024

Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024

Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024

Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO