Vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada em algumas cidades da região

01 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Imunizantes bivalentes são elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes. O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (24) a ampliação do reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos.

A pasta estima que 97 milhões de brasileiros poderão procurar as unidades de saúde para receber o reforço. A vacinação em cada cidade depende de decisão dos gestores locais.

Entenda o que são as vacinas bivalentes contra a Covid-19

A medida vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer -- como esquema primário ou como dose de reforço -- há pelo menos quatro meses desde a última dose.

Também pode se imunizar quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso.

Veja algumas cidades da região que começaram o reforço vacinal nesta terça-feira (25)

Governador Valadares - A Secretaria Municipal de Saúde da cidade informou que vacinação para o público com 18 anos ou mais, com a vacina bivalente começou nesta terça-feira (25). O público vacinável pode procurar uma das 53 unidades de saúde do município.

Coronel Fabriciano - A Secretaria de Governança da Saúde orienta os moradores a procurar uma das seguintes Unidades de Saúde: Centro, JK, Santa Cruz, São Domingos, Amaro Lanari, Santa Terezinha, Caladinho do Meio e Floresta, onde a vacina está disponibilizada, munido do cartão de vacina. Assim como as outras doses, é preciso cumprir o aprazamento de 4 meses entre uma dose e outra para ser vacinado.

Timóteo - A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo iniciou hoje, dia 25/04, a vacinação de toda a população acima de 18 anos contra a Covid-19 com a vacina Bivalente para a dose de reforço nas dez unidades básicas de saúde com salas de vacina.

As unidades com salas de vacina disponibilizadas são: UBS de Cachoeira do Vale, Ana Rita, Timotinho e Limoeiro, de 7h30 às 11h30 e de 13h às 16h30; UBS do Ana Moura, de 7h30 às 11h30; UBS do Novo Tempo, 13h30 às 16h30; UBS do Macuco, Alegre, João XXIII e Primavera, de 7h30 às 12h.

Santana do Paraíso - A Prefeitura de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que recebeu, nesta segunda-feira (24), a nota técnica do Ministério da Saúde, através do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, e aguarda o recebimento das doses da vacina bivalente para ampliar a vacinação ao público acima de 18 anos. Portanto, a data de início da vacinação e a convocação deste novo público só poderão ser definidas após a chegada das doses do imunizante ao município.

Ipatinga começa nesta quarta-feira (26).

O que são as vacinas bivalentes?

As principais vacinas utilizadas no combate à pandemia são as chamadas "monovalente", eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações mas fornecendo menos proteção frente à chamada variante dominante.

Variantes são "versões" do coronavírus derivadas de mutações (um fenômeno normal). Hoje, a variante dominante é a ômicron, que é bem diferente do vírus original.

As vacinas bivalentes são imunizantes elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.

Vídeos do Leste e Nordeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO